Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5351
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Desenvolvimento de formulação de biscoito de cacau com subprodutos do beneficiamento do arroz (Oriza sativa L.) e do feijão (Phaseolus vulgaris)
Autor(es): Gambatto, Maiara Inês
Primeiro Orientador: Weber, Jucieli
Resumo: A utilização de resíduos do processamento de arroz e feijão quebrados para o desenvolvimento de biscoitos constitui uma alternativa viável para a obtenção de um alimento de baixo custo e nutricionalmente atrativo, além da inserção do cacau com efeitos benéficos à saúde. O objetivo do estudo foi desenvolver três formulações de biscoito de cacau utilizando sub-produtos do beneficiamento do arroz (Oriza sativa L.) e do feijão (Phaseolus vulgaris). Foram desenvolvidas três formulações de biscoito de cacau utilizando farinha produzida com resíduos da produção de arroz e de feijão, sendo que cada formulação teve a substituição parcial da farinha de trigo nas proporções 25, 50 e 75% pela farinha desenvolvida. Foram realizadas análises físico-químicas (umidade, proteínas, lipídeos, carboidratos, fibra bruta, cinzas, sódio e cor das três formulações. Também foi realizada a análise sensorial dos biscoitos utilizando a escala hedônica de nove pontos para avaliar os atributos globais do produto. Não foram observadas diferenças significativas, ao nível de 5% de probabilidade para as diferentes formulações do biscoito para todas análises físico-químicas realizadas. Na análise sensorial não houve diferença significativa entre os três biscoitos elaborados, ou seja, os julgadores não detectaram diferença quanto a concentração de farinha nos biscoitos. O estudo mostrou-se satisfatório, pois está se enriquecendo nutricionalmente um alimento que já é amplamente consumido pela população em geral, além de que, torna-se um alimento de baixo custo, sendo atrativo e de melhor aporte proteico.
Palavras-chave: Análise Sensorial de Alimentos
Composição de Alimentos
Biscoitos
Subprodutos como Alimento
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5351
Data do documento: 3-Dez-2015
Aparece nas coleções:Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GAMBATTO.pdf481,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.