Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5366
Tipo: Monografia
Título: Infâncias no cinema: as múltiplas infâncias e suas representações em produções cinematográficas contemporâneas
Autor(es): Stolarski, Fernanda Fátima
Primeiro Orientador: Silva, Ivone Maria Mendes
Primeiro membro da banca: Johann, Magali Maria
Segundo membro da banca: Valmorbida, Viviani Molossi
Resumo: O presente estudo tem como tema “Infâncias no cinema: a representação da temática das múltiplas infâncias em produções cinematográficas”. Este tema é de grande importância por muitos motivos e um deles é o fato de ser necessário melhor compreender a infância para “lidar” melhor com ela nos diversos aspectos necessários, como por exemplo, na escola. Desse modo, analisou-se como as infâncias são representadas em produções cinematográficas estudadas na disciplina “Cinema e Educação”, ofertada no curso de Pedagogia da UFFS/Campus Erechim e ministrada pela Professora Dra. Ivone Maria Mendes Silva desde 2015. O estudo teve como seu problema norteador a seguinte questão: “Como a temática das múltiplas infâncias é representada em produções cinematográficas?”. Levando em conta o problema de pesquisa, acredita-se que as múltiplas infâncias são representadas em produções cinematográficas de vários modos, ora enfocando a cultura, a classe social ou condições financeiras, gênero, questões raciais, o modo de lidar com situações ou problemas vividos. As produções analisadas retratam, assim, infâncias, desconstruindo um ideal do que deve ser a infância, ao mostrá-la como heterogênea e não homogênea, como por vezes é descrita. Inicialmente realizou-se uma revisão bibliográfica para contextualizar “Infâncias” e a relação “Cinema e infâncias” e também para verificar o que já foi produzido acerca do tema proposto. Para tratar da história da infância usou-se especialmente o clássico Philippe Ariès (1981). Os resultados obtidos apontam para a infância como uma construção social, que é influenciada diretamente pela cultura, pelas relações sociais, pela época e pelo local onde se vive, além dos marcadores identitários relacionados a gênero, pertencimento étnico-racial dentre outros aspectos.
Palavras-chave: Infâncias
Cinema
Cultura
Crianças
Construção Social
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5366
Data do documento: Dez-2018
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
STOLARSKI.pdf2,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.