Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5366
Type: | Monografia |
Title: | Infâncias no cinema: as múltiplas infâncias e suas representações em produções cinematográficas contemporâneas |
Author: | Stolarski, Fernanda Fátima |
First advisor: | Silva, Ivone Maria Mendes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Johann, Magali Maria |
metadata.dc.contributor.referee2: | Valmorbida, Viviani Molossi |
Resume: | O presente estudo tem como tema “Infâncias no cinema: a representação da temática das múltiplas infâncias em produções cinematográficas”. Este tema é de grande importância por muitos motivos e um deles é o fato de ser necessário melhor compreender a infância para “lidar” melhor com ela nos diversos aspectos necessários, como por exemplo, na escola. Desse modo, analisou-se como as infâncias são representadas em produções cinematográficas estudadas na disciplina “Cinema e Educação”, ofertada no curso de Pedagogia da UFFS/Campus Erechim e ministrada pela Professora Dra. Ivone Maria Mendes Silva desde 2015. O estudo teve como seu problema norteador a seguinte questão: “Como a temática das múltiplas infâncias é representada em produções cinematográficas?”. Levando em conta o problema de pesquisa, acredita-se que as múltiplas infâncias são representadas em produções cinematográficas de vários modos, ora enfocando a cultura, a classe social ou condições financeiras, gênero, questões raciais, o modo de lidar com situações ou problemas vividos. As produções analisadas retratam, assim, infâncias, desconstruindo um ideal do que deve ser a infância, ao mostrá-la como heterogênea e não homogênea, como por vezes é descrita. Inicialmente realizou-se uma revisão bibliográfica para contextualizar “Infâncias” e a relação “Cinema e infâncias” e também para verificar o que já foi produzido acerca do tema proposto. Para tratar da história da infância usou-se especialmente o clássico Philippe Ariès (1981). Os resultados obtidos apontam para a infância como uma construção social, que é influenciada diretamente pela cultura, pelas relações sociais, pela época e pelo local onde se vive, além dos marcadores identitários relacionados a gênero, pertencimento étnico-racial dentre outros aspectos. |
Keywords: | Infâncias Cinema Cultura Crianças Construção Social |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Restrito |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5366 |
Issue Date: | Dec-2018 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
STOLARSKI.pdf | 2.83 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.