Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5433
Tipo: Monografia
Título: Primeiros socorros na escola: uma revisão narrativa da literatura
Autor(es): Feyh, Larissa
Barilli, Paloma
Primeiro Orientador: Brum, Crhis Netto de
Primeiro membro da banca: Bordignon, Lorita Helena Campanholo
Segundo membro da banca: Lago, Ana Lucia
Resumo: Sabendo que acidentes acontecem a qualquer momento e lugar mas, com uma incidência maior com crianças, esse estudo teve como objetivo analisar o que vem sendo produzido sobre primeiros socorros na escola; levando em consideração que as crianças passam boa parte do seu tempo nas instituições de ensino. E ainda buscou saber como a produção do conhecimento científico tem abordado os primeiros socorros na escola. Para isso, essa pesquisa foi amparada pela Revisão Narrativa da Literatura (RNL) e utilizou-se da busca nas plataformas Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Foram incluídos a pesquisa os artigos que apresentavam idioma em inglês, português e espanhol, que apresentavam resumo e que convergiam com o tema a ser pesquisado, assim resultando em um total de 13 artigos a serem lidos na íntegra, analisados e discutidos no decorrer do trabalho levando em consideração três eixos temáticos, sendo o eixo 1: o conhecimento sobre os primeiros socorros na escola, onde trata da falta de conhecimento ou o despreparo dos professores e funcionários das escolas frente a temática de primeiros socorros. Eixo 2: a experiência/vivência sobre os primeiros socorros na escola, englobando o experimento e a realidade de cada um. E o eixo 3: autoconfiança na realização dos primeiros socorros na escola para que os professores e funcionários saibam proceder de maneira segura e adequada em situações vivenciadas no ambiente escolar. Percebeu-se lacunas quanto ao preparo dos profissionais que atuam em instituições de ensino referente ao atendimento de crianças que necessitem de primeiros socorros, a ausência de estudos no campo educacional e, a insuficiência de iniciativas que busquem a capacitação em primeiros socorros tanto nas escolas como no ambiente universitário.
Palavras-chave: Primeiros socorros
Tratamento de emergência
Escola
Crianças
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5433
Data do documento: 9-Dez-2020
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BARILLI.pdf722,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.