Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5433
Tipo: | Monografia |
Título: | Primeiros socorros na escola: uma revisão narrativa da literatura |
Autor(es): | Feyh, Larissa Barilli, Paloma |
Primeiro Orientador: | Brum, Crhis Netto de |
Primeiro membro da banca: | Bordignon, Lorita Helena Campanholo |
Segundo membro da banca: | Lago, Ana Lucia |
Resumo: | Sabendo que acidentes acontecem a qualquer momento e lugar mas, com uma incidência maior com crianças, esse estudo teve como objetivo analisar o que vem sendo produzido sobre primeiros socorros na escola; levando em consideração que as crianças passam boa parte do seu tempo nas instituições de ensino. E ainda buscou saber como a produção do conhecimento científico tem abordado os primeiros socorros na escola. Para isso, essa pesquisa foi amparada pela Revisão Narrativa da Literatura (RNL) e utilizou-se da busca nas plataformas Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Foram incluídos a pesquisa os artigos que apresentavam idioma em inglês, português e espanhol, que apresentavam resumo e que convergiam com o tema a ser pesquisado, assim resultando em um total de 13 artigos a serem lidos na íntegra, analisados e discutidos no decorrer do trabalho levando em consideração três eixos temáticos, sendo o eixo 1: o conhecimento sobre os primeiros socorros na escola, onde trata da falta de conhecimento ou o despreparo dos professores e funcionários das escolas frente a temática de primeiros socorros. Eixo 2: a experiência/vivência sobre os primeiros socorros na escola, englobando o experimento e a realidade de cada um. E o eixo 3: autoconfiança na realização dos primeiros socorros na escola para que os professores e funcionários saibam proceder de maneira segura e adequada em situações vivenciadas no ambiente escolar. Percebeu-se lacunas quanto ao preparo dos profissionais que atuam em instituições de ensino referente ao atendimento de crianças que necessitem de primeiros socorros, a ausência de estudos no campo educacional e, a insuficiência de iniciativas que busquem a capacitação em primeiros socorros tanto nas escolas como no ambiente universitário. |
Palavras-chave: | Primeiros socorros Tratamento de emergência Escola Crianças |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5433 |
Data do documento: | 9-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BARILLI.pdf | 722,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.