Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5438
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Avaliação microbiológica e das boas práticas de manipulação de alimentos em hamburguerias: revisão bibliográfica
Autor(es): Batista, Nixson Jones
Primeiro Orientador: Moura, Alexandre Carvalho de
Resumo: Os hábitos culturais, alimentares e de modo de vida dos brasileiros estão sendo alterados pela falta de tempo para preparação de alimentos. Dessa forma a procura por serviços do tipo fast-foods vêm crescendo constantemente. Aliado a isso, cresce também a preocupação com os hábitos de higiene alimentar, que diz respeito ao conjunto de medidas adequadas que assegurem as características dos alimentos, a sua segurança no aspecto do acesso e da inocuidade, salubridade e conservação, no plantio, produção ou fabrico, até o consumo. Diante disso, este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão bibliográfica acerca dos dados de avaliação das Boas Práticas de Manipulação de Alimentos e das condições microbiológicas de estabelecimentos que servem hambúrgueres. Para isso, foi realizado o levantamento bibliográfico em diversos tipos de trabalhos científicos e acadêmicos, tais como livros, artigos, plataformas digitais e outros, excluindo os trabalhos que não continham no título ou no resumo a abordagem da importância dos fast-foods, avaliação microbiológica e avaliação das Boas Práticas de Manipulação de Alimentos. Nos artigos revisados, observa-se que apesar de em alguns casos a contagem de microrganismos estar dentro do que permite a resolução, a presença dos mesmos indica falhas no processo de produção dos alimentos. Nota-se a importância dos estabelecimentos que servem alimentos do tipo fast-food no cotidiano das populações, devido a praticidade e rapidez no consumo, entretanto há uma preocupação em relação a falta de atenção durante o preparo e manipulação dos alimentos, podendo estes se tornarem um veículo de doenças causadas por alimentos.
Palavras-chave: Segurança Alimentar
Contaminação de Alimentos
Manipulação de Alimentos
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5438
Data do documento: 29-Mar-2022
Aparece nas coleções:Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BATISTA.pdf569,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.