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Tipo: Monografia
Título: Educação inclusiva no Brasil: um breve olhar sobre política educacional
Autor(es): Martins, Marcieli
Primeiro Orientador: Lepke, Sonize
Primeiro membro da banca: Ziesmann, Cleusa Ines
Segundo membro da banca: Roesler, Naira Estela
Resumo: A presente pesquisa intitulada “Educação inclusiva no Brasil: um breve olhar sobre a política educacional”, foi desenvolvida como trabalho de Conclusão de Curso e apresenta por objetivo compreender como os direitos assegurados pelas Políticas Educacionais, foram efetivados no contexto da escola através dos seus professores e gestores, bem como também essas políticas estão sendo efetivadas em nosso país. Para a delimitação do problema que dá origem a esta pesquisa, pautou-se no fato de que as políticas são de extrema importância em nossas vidas, principalmente no que se diz respeito às políticas educacionais. Neste sentido, questiona -se: Como os direitos assegurados pelas Políticas Educacionais, foram efetivados no contexto da escola através dos seus professores e gestores e de que forma esses direitos se ef etivam em nosso país? Justifica-se a pesquisa ao considerar que ainda é um desafio falar sobre a inclusão na sociedade em que vivemos, pois ainda há muitas barreiras nas escolas regulares imposta aos estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades e superdotação, diante o preconceito imposto pela sociedade que exige um padrão de corpo, intelecto e comportamento. Porém, a inclusão escolar e social é um direito de todo cidadão brasileiro. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, e a partir dessa pesquisa bibliográfica se deu a Analise Textual Discursiva- ATD. A análise da presente pesquisa, por sua vez, foi realizada a partir de uma pesquisa bibliográfica e posteriormente realizamos buscas na plataforma Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertação -BDTD, utilizado os descritores Políticas educacionais na perspectiva da inclusão, Professores e inclusão escolar foram selecionadas 8 pesquisas e estes submetidos a Análise Textual Discursiva – ATD. Como referencial teórico utilizou se dos seguintes autores Lepke(2019), Vitta (2011), Mantoam (1997) entre outros e documentos normativos. A análise deu origem ao meta-texto em que indicamos que a educação inclusiva em todo esse percurso dos direitos e da história da educação inclusiva teve muitos avanços, muitas lutas e conquistas que se efetivaram durante os anos, no entanto percebe que apesar das orientações previstas nos documentos normativos, muitas escolas ainda negligenciam o direito. A formação dos professores e a suas concepções quanto a educação inclusiva também é um aspecto importante a ser observad o, quanto a formação dos professores na perspectiva inclusiva percebe-se que a política de formação de professores pouco conduz para uma formação que prepare para a diversidade
Abstract/Resumen: The present search entitled “Inclusive Education in Brazil: a brief view about the educational politics”, it was developed as a conclusion of course paper and presents as objective understand how the assured rights by Educational Politics, were effected in the school context beyond its teachers and managers, as well as these politics are been effective in our country. To the delimitation of the problem that gives origin to this search, was guided in the fact that the politics are extremely important in our lives, mainly when it is about educational politics. In this sense, it’s questioned: how the assured rights by the public Educational Politics, were effective in the school context beyond it’s teachers and managers and how these rights were effective in our country? The search is justified considering that it’s still a challenge talk about inclusion in the society that we live, because there are many barriers in regular schools imposed to the students with deficiency, global development disorders, high abilities and giftedness, opposite the prejudice imposed by the society that requires a beauty pattern, intellectual and behavioural. However, the school inclusion and social is a right of all Brazilian citizen. The analyses of the present search, by it’s time, was realized starting bibliographic research and afterwards we realized searches in the BTDT platform, using the descriptors Educational Politics in the perspective of inclusion, teachers and school inclusion were selected 12 research and these were submitted to the discursive textual analyses - ATD.As a theoretical reference, the following authors Lepke (2019), Vitta (2011), Mantoam (1997) among others and normative documents were used.The analyse originate the metatext we indicated the inclusive education in all this way of the rights and the history of the inclusive education had many advances, many fights and achievements that were effective during the years, nonetheless notices that talking about these rights in the school context in many places of the country its negligent. The training of teachers and their conceptions of inclusive education is also an important aspect to be observed, as for teacher training from an inclusive perspective, it is clear that the teacher training policy leads little to training that prepares for diversity.
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Políticas Educacionais
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5517
Data do documento: Abr-2022
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