Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5518
Tipo: Monografia
Título: Contribuições do brincar heurístico para aprendizagem e desenvolvimento de bebês e crianças bem pequenas em uma escola de Estação-RS
Autor(es): Dal Bosco, Emelise Isabel
Primeiro Orientador: Moraes, Elise Helene Moutinho Bernardo de
Primeiro membro da banca: Bampi, Susiane Maria
Segundo membro da banca: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo central o brincar heurístico na Educação Infantil. O principal aspecto deste estudo foi investigar o papel do brincarheurístico, pensado como uma proposta pedagógica, para a aprendizagem e desenvolvimento de bebês e crianças bem pequenas, em uma creche municipal situada em Estação, município ao norte do Rio Grande do Sul. O trabalho, de abordagem metodológica qualitativa, desenvolveu-se a partir de uma análise documental do projeto político-pedagógico e regimento escolar da instituição. Como estratégia complementar à pesquisa, aplicou-se um questionário às professoras da instituição, com o intuito de investigar que sentidos são atribuídos à prática com jogos heurísticos, cestos de tesouros e bandejas de experimentação. Os dados construídosforam analisados a partir da compreensão de aprendizagem e desenvolvimento humano na abordagem teórica de Jean Piaget e Lev Vygotsky. Tambem está embasado em Elinor Goldschmied, por ser a propulsora da abordagem do brincar heurístico. Além de ampliar concepções de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil, o estudo promove uma reflexão sobre a docência na creche e aponta que o brincar heurístico pode ser uma oportunidade para que bebês e crianças bem pequenas, investiguem, descubram e aprendam sobre si e o outro no meio cultural e social em que estão inseridos.
Abstract/Resumen: This course conclusion work has as its central objective the Heuristic Play in Early Childhood Education. The main aspect of this study was to investigate the role of Heuristic Play, thought as a pedagogical proposal, for the learning and development of babies and very young children in a municipal nursery located in Estação, a city in the north of Rio Grande do Sul. The work presents a qualitative methodological approach and it was developed from a documental analysis of the political-pedagogical project and school regiment of the institution. As a complementary strategy to the research, a questionnaire was applied to the institution's teachers, in order to investigate what meanings are attributed to the practice with heuristic games, treasure baskets and experimentation trays. The constructed data were analyzed from the understanding of learning and human development in the theoretical approach of Jean Piaget and Lev Vygotsky. It is also based on Elinor Goldschmied, for being the propeller of the Heuristic Play approach. In addition to expanding conceptions of learning and development in Early Childhood Education, the study promotes a reflection on teaching in nursery and points out that Heuristic Play may be an opportunity for babies and very young children to investigate, discover and learn about themselves and the others, in the cultural and social environment in which they are inserted.
Palavras-chave: Educação Infantil
Brincar Heurístico
Creche
Docência
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5518
Data do documento: Abr-2022
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAL BOSCO.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.