Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5619
Tipo: Monografia
Título: Estudo de caso sobre as percepções do senso comum e conhecimentos científicos acerca de demonstrações de fenômenos físicos
Autor(es): Xavier, Claudio Clauderson
Primeiro Orientador: Menezes, Vivian Machado de
Resumo: A eficiência da Educação comumente é tema de discussão. Ela é permeada por diversos problemas e dificuldades, como a precarização das condições físicas da escola; precariedades nas condições de formação, trabalho docente, currículo escolar e metodologias de ensino inadequadas. Com foco no ensino da Física, destaca-se que a Educação reflete em todas as esferas sociais. Em uma sociedade existem pessoas com diferentes áreas e níveis de ensino, porém, independente do nível de ensino, uma grande parcela demostra um conhecimento relativamente baixo em Física. Com intenção de averiguar o conhecimento em Física e suas relações com conceitos e fenômenos empíricos, demonstrações experimentais conceituais foram realizadas em oficinas para pessoas de diferentes níveis de escolarização, no decorrer do ano de 2021. Os experimentos utilizados foram de fácil acesso e reprodução. Nas demonstrações experimentais foram realizadas algumas perguntas, como exemplo: ao realizar determinado experimento, tendo em vista os conceitos físicos presentes nele e a interação entre determinadas propriedades físicas, qual será o “comportamento” do sistema? E por que isso acontece? Era esperado que os participantes demostrassem se conseguiam prever ou explicar o comportamento dos experimentos e suas relações com a Física. Com a realização das oficinas foi possível analisar e evidenciar o conhecimento em Física que as pessoas têm, evidenciando a eficácia do aprendizado da Física dessa pequena parcela da sociedade em seus diferentes níveis educacionais. A evidência e análise das percepções das pessoas acerca da Física poderá propiciar um melhor entendimento do “nível” de eficiência no processo de ensino-aprendizagem.
Abstract/Resumen: The efficiency of Education is commonly a topic of discussion. It is permeated by several problems and difficulties, such as the precariousness of the physical conditions of the school; precarious conditions of training, teaching work, school curriculum and inadequate teaching methodologies. Focusing on the teaching of Physics, it is highlighted that Education reflects in all social spheres. In a society there are people with different areas and levels of education, however, regardless of the level of education, a large portion demonstrates a relatively low knowledge in Physics. With the intention of investigating the knowledge in Physics and its relationship with concepts and empirical phenomena, conceptual experimental demonstrations were carried out in workshops for people from different levels of education, throughout 2021. The experiments used were easily accessible and reproducible. In the experimental demonstrations, some questions were asked, for example: when carrying out a certain experiment, considering the physical concepts present in it and the interaction between certain physical properties, what will the “behavior” of the system be? and why this happens? Participants were expected to demonstrate whether they could predict or explain the behavior of the experiments and their relationship to physics. With the realization of the workshops, it was possible to analyze and show the knowledge in Physics that people have, evidencing the effectiveness of learning Physics in this small portion of society at its different educational levels. The evidence and analysis of people's perceptions about Physics can provide a better understanding of the “level” efficiency in the teaching-learning process.
Palavras-chave: Física
Senso comum
Conhecimento
Ensino e aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5619
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
XAVIER.pdf994,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.