Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5619
Type: Monografia
Título : Estudo de caso sobre as percepções do senso comum e conhecimentos científicos acerca de demonstrações de fenômenos físicos
Author: Xavier, Claudio Clauderson
First advisor: Menezes, Vivian Machado de
Resume: A eficiência da Educação comumente é tema de discussão. Ela é permeada por diversos problemas e dificuldades, como a precarização das condições físicas da escola; precariedades nas condições de formação, trabalho docente, currículo escolar e metodologias de ensino inadequadas. Com foco no ensino da Física, destaca-se que a Educação reflete em todas as esferas sociais. Em uma sociedade existem pessoas com diferentes áreas e níveis de ensino, porém, independente do nível de ensino, uma grande parcela demostra um conhecimento relativamente baixo em Física. Com intenção de averiguar o conhecimento em Física e suas relações com conceitos e fenômenos empíricos, demonstrações experimentais conceituais foram realizadas em oficinas para pessoas de diferentes níveis de escolarização, no decorrer do ano de 2021. Os experimentos utilizados foram de fácil acesso e reprodução. Nas demonstrações experimentais foram realizadas algumas perguntas, como exemplo: ao realizar determinado experimento, tendo em vista os conceitos físicos presentes nele e a interação entre determinadas propriedades físicas, qual será o “comportamento” do sistema? E por que isso acontece? Era esperado que os participantes demostrassem se conseguiam prever ou explicar o comportamento dos experimentos e suas relações com a Física. Com a realização das oficinas foi possível analisar e evidenciar o conhecimento em Física que as pessoas têm, evidenciando a eficácia do aprendizado da Física dessa pequena parcela da sociedade em seus diferentes níveis educacionais. A evidência e análise das percepções das pessoas acerca da Física poderá propiciar um melhor entendimento do “nível” de eficiência no processo de ensino-aprendizagem.
Resumen : The efficiency of Education is commonly a topic of discussion. It is permeated by several problems and difficulties, such as the precariousness of the physical conditions of the school; precarious conditions of training, teaching work, school curriculum and inadequate teaching methodologies. Focusing on the teaching of Physics, it is highlighted that Education reflects in all social spheres. In a society there are people with different areas and levels of education, however, regardless of the level of education, a large portion demonstrates a relatively low knowledge in Physics. With the intention of investigating the knowledge in Physics and its relationship with concepts and empirical phenomena, conceptual experimental demonstrations were carried out in workshops for people from different levels of education, throughout 2021. The experiments used were easily accessible and reproducible. In the experimental demonstrations, some questions were asked, for example: when carrying out a certain experiment, considering the physical concepts present in it and the interaction between certain physical properties, what will the “behavior” of the system be? and why this happens? Participants were expected to demonstrate whether they could predict or explain the behavior of the experiments and their relationship to physics. With the realization of the workshops, it was possible to analyze and show the knowledge in Physics that people have, evidencing the effectiveness of learning Physics in this small portion of society at its different educational levels. The evidence and analysis of people's perceptions about Physics can provide a better understanding of the “level” efficiency in the teaching-learning process.
Palabras clave : Física
Senso comum
Conhecimento
Ensino e aprendizagem
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Laranjeiras do Sul
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5619
Fecha de publicación : 2021
Aparece en las colecciones: Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
XAVIER.pdf994,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.