Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5970
Tipo: Monografia
Título: Ludicidade na alfabetização matemática: a transição da educação infantil para os anos iniciais
Autor(es): Sartori, Danquieli
Primeiro Orientador: Silva, Denise Knorst da
Primeiro membro da banca: Andretta, Scheila
Segundo membro da banca: Sartori, Jerônimo
Resumo: O presente trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta uma discussão sobre o lúdico na alfabetização matemática e sua valorização na transição da Educação Infantil para os Anos Iniciais. A escolha do tema é de interesse da pesquisadora dadas as reflexões sobre a trajetória acadêmica e prática profissional, que permitiram delinear a problemática de pesquisa: Quais propostas e aspectos podem ser abordados na alfabetização matemática para favorecer a transição da Educação Infantil para os Anos Iniciais. O objetivo traçado foi investigar propostas que favoreçam a alfabetização matemática na transição da Educação Infantil para os anos iniciais, na perspectiva de refletir e dialogar a partir de espaços e propostas escolares já vivenciadas pela própria pesquisadora. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e o percurso metodológico se constituiu de revisão bibliográfica e pesquisa de campo, pela qual se estabeleceu uma aproximação com a temática e com a prática dos docentes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, analisadas a partir de coleta de dados via questionário. A análise dos dados aponta para a presença da ludicidade na prática dos docentes entrevistados, a compreensão da sua relevância e, corroborando com as motivações deste estudo, as dificuldades de manter a ênfase sobre propostas lúdicas na transição da Educação Infantil para os Anos Iniciais, tendo em vista o questionamento sobre as possibilidades de efetivar a alfabetização matemática. A apresentação de propostas lúdicas e aspectos a considerar no planejamento para alfabetizar matematicamente, conforme investigado e apresentado, podem contribuir com a prática docente e sinaliza para uma temática a ser discutida e aprofundada na formação continuada. O estudo se constituiu como um exercício de prática reflexiva para a pesquisadora, que tomou situações lúdicas do seu fazer docente para analisar no contexto do estudo e refletir a partir de referenciais teóricos da ludicidade, da alfabetização matemática, espaços escolares, (re)elaborando e planejando o ensinar matemática nos Anos Iniciais. Além disso, ao dialogar com docentes pela realização de entrevistas, se coloca num coletivo, no qual se compreende como integrante e com papel colaborativo de promover contribuições pela pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso.
Abstract/Resumen: The present Work of Conclusion of Course (TCC) presents a discussion about the ludic in mathematical literacy and its value in the transition from Early Childhood Education to the Initial Years. The choice of topic is of interest to the researcher given the reflections on the academic run and professional practice that allowed to trace the research problem: which proposals and aspects can be addressed in mathematical literacy to favor the transition from Early Childhood Education to the Initial Years. The goal outlined was to investigate proposals that favor mathematical literacy from Early Childhood Education to the Initial Years, in a perspective to reflect and dialogue from spaces and school proposals already experienced by the researcher. The research is characterized as qualitative, and the methodological path consists in bibliographic review and field research, in which was established an approximation between the theme and the practice of Early Childhood Education and Early Years teachers, analyzed from the collection of data via survey. Data analysis points to the presence of playfulness in the practice of the teachers involved, the comprehension of its relevance and, corroborating with the motivation from its research, the difficulties of maintaining the emphasis in playfulness proposals in the transition from Early Childhood Education to the Initial Years, having in mind the interviews about the possibilities of implementing the mathematical literacy. The presentation of playful proposals and aspects to consider in the planning to teach mathematically, according to the investigation and presentation, can contribute to the teaching practice and indicate a theme to be discussed and deepened in continuing education. The research constituted an exercise of reflexive practice for the researcher, who took ludic decisions from the teaching practice to analyze in the study context and reflect on theoretical references of playfulness, from mathematical literacy, school spaces, (re)elaborating and planning the mathematical literacy in the Initial Years. Furthermore, when dialoguing with teachers through interviews, one places in a collective, which understands itself as a member with a collaborative role to promote contributions through the research of Work of Conclusion of Course.
Palavras-chave: Alfabetização Matemática
Anos Iniciais
Educação Infantil
Ludicidade
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5970
Data do documento: Ago-2022
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SARTORI.pdf10,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.