Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6006
Tipo: Monografia
Título: Práticas e processos de alfabetização no contexto das múltiplas vozes e linguagens
Autor(es): Morais, Ana Paula da Rosa de
Primeiro Orientador: Maraschin, Maria Lucia Marocco
Primeiro membro da banca: Bordignon, Lorita Helena Campanholo
Segundo membro da banca: Seganfredo, Kátia Aparecida
Terceiro membro da banca: Antonello, Ana Paula
Resumo: Apresentamos um estudo inicial, denominado como Trabalho de Conclusão de Curso, o qual decorre das diferentes ancoragens e perspectivas teóricas sinalizadas no percurso formativo do Curso de Pedagogia, da UFFS, Campus Chapecó. Em suas diferentes fases constitutivas, bem como nos desafios vivenciados em decorrência da participação no PIBID, olhar para as diferentes perspectivas de alfabetização-letramento tornou-se um imperativo. É objetivo deste exercício é identificar e analisar as produções publicadas pela Revista Brasileira de Alfabetização (RBA) atentas às peculiaridades da alfabetização e suas inovações, particularmente as vinculadas às múltiplas vozes e linguagens que circunscrevem essa realidade formativa. Através deste desejamos destacar os processos denominados inovadores na alfabetização, particularmente as marcas da diversidade conceitual, científica e tecnológica sinalizadas no âmbito teórico/prático, bem como nos impactos destas denominações, nas e para as práticas vigentes no cotidiano das classes de alfabetização. Metodologicamente, realizamos um estudo bibliográfico do tipo estado do conhecimento, cujo recorte deu-se em estudos disponíveis on-line, na RBA, no recorte temporal 2015-2022, período de vigência da revista, subsidiado pelas seguintes expressões de busca: Discussões das linguagens; a inovação e as práticas pedagógicas alfabetizadoras e práticas e processos de alfabetização. A análise e interpretação dos resultados deu-se a partir das contribuições da Análise de Conteúdo, descritas por Bardin (1979), e pelas contribuições da sintetização desta perspectiva, efetuada por Triviños (1987), caracterizada como: pré-análise (leitura integral de todas as produções selecionadas), análise categorial (releitura do exercício inicial, com agrupamentos das discussões) e análise inferencial (contribuições da pesquisadora, em atenção às ocupações planejadas). Como resultados destacamos: foram localizados 26 artigos, os quais circunscrevem peculiaridades da busca efetuada: a) A conexão entre alfabetização-letramento; b) A necessidade de refletir sistematicamente sobre o processo e o fazer alfabetizador; c) A necessidade de que a alfabetização-letramento seja assumida como um compromisso público, político e cidadão; d) Trata-se, igualmente, de um processo interdisciplinar que dialoga com as diferentes linguagens, instâncias e percursos formativos: da Educação Infantil à Educação Superior.
Abstract/Resumen: We present an initial study, called Course Completion Work, which stems from the different anchors and theoretical perspectives signaled in the formative path of the Pedagogy Course, at UFFS, Campus Chapecó. In its different constitutive phases, as well as in the challenges experienced as a result of participation in PIBID, looking at the different perspectives of literacy-literacy has become an imperative. The objective of this exercise is to identify and analyze the productions published by Brazilian Literacy Magazine (BLM) attentive to the peculiarities of literacy and its innovations, particularly those linked to the multiple voices and languages that circumscribe this formative reality. Through this we wish to highlight the so-called innovative processes in literacy, particularly the marks of conceptual, scientific and technological diversity signaled in the theoretical/practical scope, as well as the impacts of these denominations, in and for the current practices in the daily life of literacy classes. Methodologically, we carried out a bibliographic study of the state of knowledge type, whose cut took place in studies available online, at BLM, in 2015-2022 time frame, period of validity of the journal, supported by the following search expressions: Discussions of languages ; innovation and literacy teaching practices and literacy practices and processes. The analysis and interpretation of the results took place from the contributions of Content Analysis, described by Bardin (1979), and the contributions of the synthesis of this perspective, carried out by Triviños (1987), characterized as: pre-analysis (full reading of all selected productions), categorical analysis (rereading of the initial exercise, with groupings of the discussions) and inferential analysis (contributions of the researcher, in attention to the planned occupations). As results, we highlight: 26 articles were located, which circumscribe peculiarities of the search performed: a) The connection between literacy-literacy; b) The need to systematically reflect on the literacy process and practice; c) The need for literacyliteracy to be assumed as a public, political and citizen commitment; d) It is also an interdisciplinary process that dialogues with different languages, instances and training paths: from Early Childhood Education to college Education.
Palavras-chave: Alfabetização
Ensino e aprendizagem
Formação continuada de professores
Linguagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6006
Data do documento: 20-Set-2022
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MORAIS.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.