Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6009
Tipo: Artigo Cientifico
Título: A presença/ausência dos brincares, da brincadeira de faz de conta no planejamento das educadoras
Autor(es): Ferreira, Ana Lúcia Aparecida
Corrêa, Daiana Marmentini
Primeiro Orientador: Beltrame, Lisaura Maria
Resumo: O presente trabalho consiste em apresentar a presença/ausência dos brincares e da brincadeira de faz de conta nos planejamentos analisados e estudados de algumas educadoras da educação infantil municipal de Chapecó, Santa Catarina. Este estudo emerge a partir de vivências obtidas em estágios não obrigatórios e no processo de formação acadêmica. Sendo assim, destaca-se como problema de pesquisa: de que forma os processos de brincares educativos estão presentes/ausentes nos planejamentos das professoras na educação infantil? Destacam-se, ainda, a seguintes questões de pesquisa: Quais os tipos de brincares que aparecem nos planejamentos dos professores de crianças entre dois e quatro anos nos Centros de Educação Infantil (CEIMs)? O que os autores têm a nos dizer sobre a importância dos brincares no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças? De que forma a brincadeira de faz de conta aparece nos planejamentos das professoras na educação infantil? A pesquisa foi baseada também em alguns autores que defendem os brincares e a brincadeira de faz de conta, tais como Ariès (1981), , Vygotski (2021), Kishimoto (2017), Volpato (2002), Brasil (2013), entre outros que contribuem para o estudo presente. Para isto, utilizamos a pesquisa qualitativa, do tipo análise documental, com foco nos planejamentos das professoras de crianças entre dois e quatro anos da educação infantil de Chapecó. Destacamos, também, a necessidade de oportunizar mais o desenvolvimento interativo entre as crianças, o brincar de faz de conta como uma ação presente todos os dias, sendo uma fonte de aprendizagem e desenvolvimento. Podemos concluir que os resultados da pesquisa revelaram em sua maioria a ausência dos brincares e da brincadeira de faz de conta nos planejamentos das professoras. Apontamos, também, uma defasagem no entendimento da prática dos brincares, em especial do brincar de faz de conta. Esses aparecem em alguns casos nos objetivos do planejamento, porém observamos nas análises que os brincares aparecem apenas teoricamente e pouco presentes na prática educativa.
Palavras-chave: Educação infantil
Brincadeiras
Ensino e aprendizagem
Desenvolvimento do brincar
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6009
Data do documento: 30-Ago-2022
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERREIRA.pdf476,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.