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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6009
Tipo: | Artigo Cientifico |
Título: | A presença/ausência dos brincares, da brincadeira de faz de conta no planejamento das educadoras |
Autor(es): | Ferreira, Ana Lúcia Aparecida Corrêa, Daiana Marmentini |
Primeiro Orientador: | Beltrame, Lisaura Maria |
Resumo: | O presente trabalho consiste em apresentar a presença/ausência dos brincares e da brincadeira de faz de conta nos planejamentos analisados e estudados de algumas educadoras da educação infantil municipal de Chapecó, Santa Catarina. Este estudo emerge a partir de vivências obtidas em estágios não obrigatórios e no processo de formação acadêmica. Sendo assim, destaca-se como problema de pesquisa: de que forma os processos de brincares educativos estão presentes/ausentes nos planejamentos das professoras na educação infantil? Destacam-se, ainda, a seguintes questões de pesquisa: Quais os tipos de brincares que aparecem nos planejamentos dos professores de crianças entre dois e quatro anos nos Centros de Educação Infantil (CEIMs)? O que os autores têm a nos dizer sobre a importância dos brincares no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças? De que forma a brincadeira de faz de conta aparece nos planejamentos das professoras na educação infantil? A pesquisa foi baseada também em alguns autores que defendem os brincares e a brincadeira de faz de conta, tais como Ariès (1981), , Vygotski (2021), Kishimoto (2017), Volpato (2002), Brasil (2013), entre outros que contribuem para o estudo presente. Para isto, utilizamos a pesquisa qualitativa, do tipo análise documental, com foco nos planejamentos das professoras de crianças entre dois e quatro anos da educação infantil de Chapecó. Destacamos, também, a necessidade de oportunizar mais o desenvolvimento interativo entre as crianças, o brincar de faz de conta como uma ação presente todos os dias, sendo uma fonte de aprendizagem e desenvolvimento. Podemos concluir que os resultados da pesquisa revelaram em sua maioria a ausência dos brincares e da brincadeira de faz de conta nos planejamentos das professoras. Apontamos, também, uma defasagem no entendimento da prática dos brincares, em especial do brincar de faz de conta. Esses aparecem em alguns casos nos objetivos do planejamento, porém observamos nas análises que os brincares aparecem apenas teoricamente e pouco presentes na prática educativa. |
Palavras-chave: | Educação infantil Brincadeiras Ensino e aprendizagem Desenvolvimento do brincar |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6009 |
Data do documento: | 30-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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