Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6131
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Entre desejos e razões: o ingresso e permanência nos cursos de licenciatura durante a pandemia da COVID-19
Título(s) alternativo(s): Between desires and reasons: entry and permanence in undergraduate programs during the COVID-19 pandemic
Autor(es): Paz, Milena Sávio Pastorini
Primeiro Orientador: Lima, Barbara Grace Tobaldini de
Resumo: A pandemia do novo coronavírus provocou uma série de mudanças de planos e adaptações abruptas, que geram ansiedade, incerteza do amanhã e insegurança. Sentimentos experienciados por todas as pessoas que vivenciam esse momento e se estende pelas mais diversas instâncias da sociedade, inclusive o Ensino Superior. Com esse trabalho, buscamos compreender, através da Análise Textual Discursiva, o que sentiram os acadêmicos recém ingressantes de quatro cursos de licenciatura, de uma instituição pública do sudoeste do Paraná, durante o período de suspensão do calendário acadêmico, como isso influenciou em sua permanência, além dos motivos e motivações de seu ingresso nessa modalidade de curso e instituição. Como parte dos resultados, destaca-se o fato da escolha pela docência não ser um fator primordial de ingresso na licenciatura, bem como a importância de instituições públicas nos interiores dos estados.
Abstract/Resumen: The pandemic of the new coronavirus caused a series of changes in plans and abrupt adaptations, which generate anxiety, uncertainty of tomorrow and insecurity. These are feelings experienced by all people who live through this moment and extend to the most diverse instances of society, including Higher Education. With this work, we sought to understand, through a Discourse Textual Analysis, what the newly entering students of four undergraduate courses in a public institution in the southwest of Paraná felt during the suspension period of the academic calendar, how this influenced their permanence, as well as the reasons and motivations for their entry in this type of course and institution. As part of the results, we highlight the fact that the choice for teaching is not a primary factor for entering the undergraduate course, as well as the importance of public institutions in the interior of the states.
Palavras-chave: Formação de professores
Educação a distância
Estudantes universitários
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6131
Data do documento: 6-Mai-2021
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAZ.pdf442,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.