Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6131
Type: | Artigo Cientifico |
Título : | Entre desejos e razões: o ingresso e permanência nos cursos de licenciatura durante a pandemia da COVID-19 |
Otros títulos : | Between desires and reasons: entry and permanence in undergraduate programs during the COVID-19 pandemic |
Author: | Paz, Milena Sávio Pastorini |
First advisor: | Lima, Barbara Grace Tobaldini de |
Resume: | A pandemia do novo coronavírus provocou uma série de mudanças de planos e adaptações abruptas, que geram ansiedade, incerteza do amanhã e insegurança. Sentimentos experienciados por todas as pessoas que vivenciam esse momento e se estende pelas mais diversas instâncias da sociedade, inclusive o Ensino Superior. Com esse trabalho, buscamos compreender, através da Análise Textual Discursiva, o que sentiram os acadêmicos recém ingressantes de quatro cursos de licenciatura, de uma instituição pública do sudoeste do Paraná, durante o período de suspensão do calendário acadêmico, como isso influenciou em sua permanência, além dos motivos e motivações de seu ingresso nessa modalidade de curso e instituição. Como parte dos resultados, destaca-se o fato da escolha pela docência não ser um fator primordial de ingresso na licenciatura, bem como a importância de instituições públicas nos interiores dos estados. |
Resumen : | The pandemic of the new coronavirus caused a series of changes in plans and abrupt adaptations, which generate anxiety, uncertainty of tomorrow and insecurity. These are feelings experienced by all people who live through this moment and extend to the most diverse instances of society, including Higher Education. With this work, we sought to understand, through a Discourse Textual Analysis, what the newly entering students of four undergraduate courses in a public institution in the southwest of Paraná felt during the suspension period of the academic calendar, how this influenced their permanence, as well as the reasons and motivations for their entry in this type of course and institution. As part of the results, we highlight the fact that the choice for teaching is not a primary factor for entering the undergraduate course, as well as the importance of public institutions in the interior of the states. |
Palabras clave : | Formação de professores Educação a distância Estudantes universitários |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Realeza |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6131 |
Fecha de publicación : | 6-may-2021 |
Aparece en las colecciones: | Ciências Biológicas - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PAZ.pdf | 442.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.