Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6144
Tipo: Monografia
Título: Concepções de educação ambiental presentes na produção científica que aborda ensino de botânica
Autor(es): Verus, Rosani Maria
Primeiro Orientador: Voltolini, Caroline Heinig
Resumo: A Educação Ambiental é ampla e essencial na educação básica: Tem por base as interações do desenvolvimento pessoal e social, ou seja, da relação com o meio em que vivemos. Portanto, a educação ambiental é um tema transversal de extrema importância para sensibilizar as decisões a serem tomadas e para construir uma sociedade sustentável. Nesse contexto, este estudo tem como problemática compreender de que forma a Educação Ambiental está inserida nas pesquisas disponibilizadas em meios eletrônicos, que abordem sobre o ensino de Botânica. O objetivo desta pesquisa foi analisar os artigos que relacionam Ensino de Botânica e Educação Ambiental e compreender as concepções de Educação Ambiental, utilizadas nos mesmos. A metodologia seguirá as etapas para a revisão sistemática da literatura seguindo a proposta de Costa e Zoltowski (2014) e a Metodologia de Análise Textual Discursiva. Foram analisados oito artigos científicos, destes foram extraídas 85 unidades de sentido e definidas seis Categorias Finais:(1) Relações entre a sociedade e meio ambiente; 2) Aspectos metodológicos da Educação Ambiental; 3) Educação Ambiental como ferramenta para a conservação da biodiversidade, 4) Desenvolvimento Sustentável e Políticas Públicas, 5) Princípios da Educação Ambiental e 6) Educação Ambiental na Escola. Sobre as concepções de EA, destacamos que nas pesquisas selecionadas houve predominância da concepção de EA do Grupo Conservador. E ressalta-se a importância de inserção de elementos sociais e políticos nas atividades relacionadas com o Ensino de Botânica.
Palavras-chave: Educação ambiental
Meio ambiente
Botânica (Ensino)
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6144
Data do documento: 28-Mar-2022
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERUS.pdf310,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.