Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6144| Type: | Monografia |
| Título : | Concepções de educação ambiental presentes na produção científica que aborda ensino de botânica |
| Author: | Verus, Rosani Maria |
| First advisor: | Voltolini, Caroline Heinig |
| Resume: | A Educação Ambiental é ampla e essencial na educação básica: Tem por base as interações do desenvolvimento pessoal e social, ou seja, da relação com o meio em que vivemos. Portanto, a educação ambiental é um tema transversal de extrema importância para sensibilizar as decisões a serem tomadas e para construir uma sociedade sustentável. Nesse contexto, este estudo tem como problemática compreender de que forma a Educação Ambiental está inserida nas pesquisas disponibilizadas em meios eletrônicos, que abordem sobre o ensino de Botânica. O objetivo desta pesquisa foi analisar os artigos que relacionam Ensino de Botânica e Educação Ambiental e compreender as concepções de Educação Ambiental, utilizadas nos mesmos. A metodologia seguirá as etapas para a revisão sistemática da literatura seguindo a proposta de Costa e Zoltowski (2014) e a Metodologia de Análise Textual Discursiva. Foram analisados oito artigos científicos, destes foram extraídas 85 unidades de sentido e definidas seis Categorias Finais:(1) Relações entre a sociedade e meio ambiente; 2) Aspectos metodológicos da Educação Ambiental; 3) Educação Ambiental como ferramenta para a conservação da biodiversidade, 4) Desenvolvimento Sustentável e Políticas Públicas, 5) Princípios da Educação Ambiental e 6) Educação Ambiental na Escola. Sobre as concepções de EA, destacamos que nas pesquisas selecionadas houve predominância da concepção de EA do Grupo Conservador. E ressalta-se a importância de inserção de elementos sociais e políticos nas atividades relacionadas com o Ensino de Botânica. |
| Palabras clave : | Educação ambiental Meio ambiente Botânica (Ensino) |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Acronym of the institution: | UFFS |
| College, Institute or Department: | Campus Realeza |
| Type of Access: | Acesso Aberto |
| URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6144 |
| Fecha de publicación : | 28-mar-2022 |
| Aparece en las colecciones: | Ciências Biológicas - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| VERUS.pdf | 310.58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.