Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6159
Tipo: Monografia
Título: Questões de gênero e a violência doméstica contra a mulher em periódicos da área de ensino de ciências
Autor(es): Martins, Letícia Barbieri
Primeiro Orientador: Santos, Rosemar Ayres dos
Primeiro coorientador: Hendges, Ana Paula Butzen
Primeiro membro da banca: Santos, Eliane Gonçalves dos
Segundo membro da banca: Heck, Claúdia Jussara Harlos
Resumo: Por muito tempo a violência doméstica contra a mulher fora legitimada por dogmas religiosos, por ideologias políticas e patriarcais, fazendo parte da história de muitas famílias mundo afora. Nesse sentido, nosso problema de investigação procura estabelecer a seguinte questão: O que os periódicos da área de Ensino de Ciências discutem sobre as questões de gênero e Violência doméstica contra a mulher? Em que os objetivos foram: Verificar se existem pesquisas que investigaram violência doméstica contra a mulher, considerando o contexto da sala de aula em que são desenvolvidas as práticas educativas, no Ensino de Ciências da Educação Básica e sua inter-relação com a Educação CTS. Analisar por meio de revisão bibliográfica, pesquisas que apontam Violência doméstica contra a mulher e questões de gênero em periódicos da área de Ensino de Ciências. Averiguar em documentos educacionais curriculares a presença da indicação da problematização da violência doméstica contra a mulher. O corpus de análise foi composto por todas as edições da Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF), Revista da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBENBIO) e Revista Virtual de Química (RVQ). É uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo ensaio teórico. Teve como resultados as discussões que estão sendo realizadas em periódicos da área de ensino de Química, Física e Biologia a respeito de Gênero Feminino e Mulher, do mesmo modo, o que está sendo inserido como discussão em relação à Violência contra a mulher nos artigos neles publicados.
Abstract/Resumen: For a long time, domestic violence against women was legitimized by religious dogmas, political and patriarchal ideologies, being part of the history of many families around the world. In this sense, our research problem seeks to establish the following question: What do journals in the Science Teaching area discuss about gender issues and domestic violence against women? In which the objectives were: To verify if there are researches that investigated domestic violence against women, considering the context of the classroom in which educational practices are developed, in the Teaching of Sciences in Basic Education and its interrelation with STS Education. To analyze, through a bibliographic review, researches that point out domestic violence against women and gender issues in journals in the area of Science Teaching. Investigate in curricular educational documents the presence of an indication of the problematization of domestic violence against women. The corpus of analysis was composed of all editions of the Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF), Revista da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBENBIO) and Revista Virtual de Química (RVQ). It is a research with a qualitative approach, of the theoretical essay type. As a result, the discussions that are being carried out in journals in the area of teaching Chemistry, Physics and Biology about Gender Feminine and Woman, in the same way, what is being inserted as a discussion in relation to Violence against women in the articles in them published.
Palavras-chave: Mulheres
Violência doméstica
Violência contra a mulher
Gêneros (Grupos sociais)
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6159
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARTINS.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.