Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6159
Type: Monografia
Título : Questões de gênero e a violência doméstica contra a mulher em periódicos da área de ensino de ciências
Author: Martins, Letícia Barbieri
First advisor: Santos, Rosemar Ayres dos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Hendges, Ana Paula Butzen
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Eliane Gonçalves dos
metadata.dc.contributor.referee2: Heck, Claúdia Jussara Harlos
Resume: Por muito tempo a violência doméstica contra a mulher fora legitimada por dogmas religiosos, por ideologias políticas e patriarcais, fazendo parte da história de muitas famílias mundo afora. Nesse sentido, nosso problema de investigação procura estabelecer a seguinte questão: O que os periódicos da área de Ensino de Ciências discutem sobre as questões de gênero e Violência doméstica contra a mulher? Em que os objetivos foram: Verificar se existem pesquisas que investigaram violência doméstica contra a mulher, considerando o contexto da sala de aula em que são desenvolvidas as práticas educativas, no Ensino de Ciências da Educação Básica e sua inter-relação com a Educação CTS. Analisar por meio de revisão bibliográfica, pesquisas que apontam Violência doméstica contra a mulher e questões de gênero em periódicos da área de Ensino de Ciências. Averiguar em documentos educacionais curriculares a presença da indicação da problematização da violência doméstica contra a mulher. O corpus de análise foi composto por todas as edições da Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF), Revista da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBENBIO) e Revista Virtual de Química (RVQ). É uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo ensaio teórico. Teve como resultados as discussões que estão sendo realizadas em periódicos da área de ensino de Química, Física e Biologia a respeito de Gênero Feminino e Mulher, do mesmo modo, o que está sendo inserido como discussão em relação à Violência contra a mulher nos artigos neles publicados.
Resumen : For a long time, domestic violence against women was legitimized by religious dogmas, political and patriarchal ideologies, being part of the history of many families around the world. In this sense, our research problem seeks to establish the following question: What do journals in the Science Teaching area discuss about gender issues and domestic violence against women? In which the objectives were: To verify if there are researches that investigated domestic violence against women, considering the context of the classroom in which educational practices are developed, in the Teaching of Sciences in Basic Education and its interrelation with STS Education. To analyze, through a bibliographic review, researches that point out domestic violence against women and gender issues in journals in the area of Science Teaching. Investigate in curricular educational documents the presence of an indication of the problematization of domestic violence against women. The corpus of analysis was composed of all editions of the Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF), Revista da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBENBIO) and Revista Virtual de Química (RVQ). It is a research with a qualitative approach, of the theoretical essay type. As a result, the discussions that are being carried out in journals in the area of teaching Chemistry, Physics and Biology about Gender Feminine and Woman, in the same way, what is being inserted as a discussion in relation to Violence against women in the articles in them published.
Palabras clave : Mulheres
Violência doméstica
Violência contra a mulher
Gêneros (Grupos sociais)
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6159
Fecha de publicación : 2022
Aparece en las colecciones: Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MARTINS.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.