Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6197
Tipo: Monografia
Título: A literatura nas aulas de Língua Portuguesa: exploração de temas sociais e construção da criticidade e da cidadania
Autor(es): Schmechel, Marciele
Primeiro Orientador: Gonçalves, Ana Cecilia Teixeira
Primeiro membro da banca: Paz, Demétrio Alves
Segundo membro da banca: Batista, Jeize de Fátima
Resumo: A Literatura pode ser concebida como um importante instrumento para o desenvolvimento de capacidades essenciais ao ser humano: observar, ouvir, refletir, entender e ter opiniões próprias, tornando-os leitores cidadãos críticos. Nesse sentido, as práticas de leituras literárias, no ambiente formal que é a escola, devem ser experimentadas desde o Ensino Fundamental e se estender pelo Ensino Médio. Assim, a partir da leitura, podemos adquirir novos conhecimentos e usar a Literatura para intermediar o caminho entre a leitura e o leitor. Sob esse viés, o presente trabalho teve como objetivo principal mostrar a importância da utilização da Literatura nas aulas de Língua Portuguesa. Além disso, buscamos refletir sobre algumas temáticas sociais e como, a partir delas, é possível propiciar a construção da cidadania, através da utilização de textos literários nas aulas de Língua Portuguesa. Para dar conta disso, apresentamos uma reflexão sobre o uso do texto literário nas aulas de linguagem e também buscamos apresentar uma proposta pedagógica que proporcione a integração entre Literatura e Língua Portuguesa. Com isso, buscamos possibilitar, por meio da Literatura, a constituição da cidadania. Nessa perspectiva, a pesquisa fundamenta-se em autores como Antunes (2009), Cosson (2021), Rojo (2002), Petit (2010), Reyes (2012), Berned e Paz (2021) e Paz, Thimóteo e Berned (2021). Por sua vez, a metodologia adotada neste trabalho está relacionada a uma prática didática que busca a integração entre Literatura e Língua Portuguesa, baseada na perspectiva de letramento literário de Cosson (2021). Essa proposta foi desenvolvida na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa III, componente do Curso de Letras: Português e Espanhol da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo-RS. Como resultado, é possível percebermos que a prática desenvolvida foi de suma importância tanto para o professor em formação, quanto para o aluno da Escola Básica. Por parte do professor, a experiência pedagógica contribuiu de maneira significativa para a vivência do ambiente de sala de aula e para a sua constituição profissional. Por parte do aluno, a prática possibilitou desenvolver sua capacidade de leitura e interpretação, estimulando a criatividade e a imaginação, além de contribuir para o processo de criticidade e de cidadania do mundo ao seu redor.
Abstract/Resumen: La Literatura puede concebirse como un importante instrumento para el desarrollo de capacidades esenciales para los seres humanos: observar, escuchar, reflexionar, comprender y opinar, convirtiéndolos en ciudadanos lectores críticos. En ese sentido, las prácticas de lecturas literarias, en el ambiente formal que es la escuela, deben ser experimentadas desde la Enseñanza Básica y extenderse hasta la Enseñanza Media. Así, a partir de la lectura podemos adquirir nuevos conocimientos y utilizar la Literatura para intermediar en el camino entre la lectura y el lector. Bajo este sesgo, el presente trabajo tuvo como principal objetivo mostrar la importancia del uso de la Literatura en las clases de Lengua Portuguesa. Además, buscamos reflexionar sobre algunas cuestiones sociales y cómo, a partir de ellas, es posible proporcionar la construcción de ciudadanía, a través del uso de textos literarios en las clases de lengua portuguesa. Con esto, buscamos posibilitar, a través de la Literatura, la constitución de la ciudadanía. En esta perspectiva, la investigación se basa en autores como Antunes (2009), Cosson (2021), Rojo (2002), Petit (2010), Reyes (2012), Berned e Paz (2021) e Paz, Thimóteo e Berned (2021). A su vez, la metodología adoptada en este trabajo está relacionada con una práctica didáctica que busca la integración entre la Literatura y la Lengua Portuguesa, a partir de la perspectiva del Letramento Literário de Cosson (2021). Esta propuesta fue desarrollada en la disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa III, componente del Curso de Letras: Português e Espanhol de la Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo-RS. Como resultado, es posible percibir que la práctica desarrollada fue de suma importancia tanto para el docente en formación como para el alumno de la Escuela Básica. Por parte del docente, la experiencia pedagógica contribuyó significativamente a la vivencia del ambiente de aula ya su constitución profesional. Por parte del estudiante, la práctica posibilitó desarrollar su capacidad de lectura e interpretación, estimulando la creatividad y la imaginación, además de contribuir al proceso de criticidad y ciudadanía en el mundo que le rodea.
Palavras-chave: Língua Portuguesa
Ensino
Literatura
Cidadania
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6197
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SCHMECHEL.PDF714,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.