Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6199
Tipo: Monografia
Título: Os gêneros textuais em sala de aula de Língua Portuguesa no ensino fundamental: um olhar para a empatia
Autor(es): Neunfeld, Tânia Thais Vorpagel
Primeiro Orientador: Batista, Jeize de Fátima
Primeiro membro da banca: Souza, Emili Coimbra de
Segundo membro da banca: Paz, Demétrio Alves
Resumo: O presente trabalho consiste na análise de uma prática metodológica voltada ao uso de diferentes gêneros textuais em sala aula de Língua Portuguesa (LP) no Ensino Fundamental, destacando o tema empatia, com o intuito de observar as influências dessa prática no processo de ensino e aprendizagem, no que concerne à constituição do sujeito. Para isso, a proposta foi desenvolvida e aplicada em uma turma do oitavo ano, pelo Programa Residência Pedagógica (PRP). Aliados a essa experiência, serão apresentados educadores que discorrem sobre essas práticas sociais no âmbito escolar, como Antunes (2009), Geraldi (1999), Marcuschi (2008), Kleiman (2004) e Leffa (1996). Concomitantemente, o estudo considerou a perspectiva sociointeracionista de Vygotsky, a qual relaciona o aluno e o meio em que está inserido, focalizando a interação nesse processo. Para complementar a pesquisa, em relação às diretrizes que norteiam os currículos escolares, foram observados os PCNs e a BNCC. Desse modo, os resultados apontam para uma experiência de interação significativa, ademais, foi notável, ao longo da realização deste trabalho, que é de suma importância configurar a sala de aula como um espaço para os alunos socializar sobre as suas compreensões e visões do mundo. Posto isso, o trabalho com os diferentes gêneros textuais possibilitou o alcance de aprendizagens fundamentais, que visam à reflexão, o olhar crítico, a compreensão e a humanização, aspectos que vão ao encontro da temática empatia.
Abstract/Resumen: El presente trabajo consiste en el análisis de una práctica metodológica con vistas al uso de diferentes géneros textuales en clase de Lengua Portuguesa (LP) en la Enseñanza Fundamental, destacando el tema empatía, con el fin de observar las influencias de esa práctica en el proceso de enseñanza y aprendizaje, en lo que concierne a la constitución del sujeto. Para esto, la propuesta fue desarrollada y aplicada en una clase del octavo año, por el Programa Residencia Pedagógica (PRP). Aliados a esa experiencia, serán presentados educadores que discurren sobre esas prácticas sociales en el ámbito escolar, como Antunes (2009), Geraldi (1999), Marcuschi (2008), Kleiman (2004) y Leffa (1996). Al mismo tiempo, el estudio consideró la perspectiva socio-interaccionista de Vygotsky, la cual relaciona el alumno y el medio en que está insertado, focalizando la interacción en ese proceso. Para complementar la investigación, en relación con las directrices que guían los currículos escolares, se observaron los PCNs y la BNCC. De ese modo, los resultados apuntan para una experiencia de interacción significativa, además, fue notable, a lo largo de la realización de este trabajo, que es de suma importancia configurar el aula como un espacio para que los alumnos socialicen sobre sus comprensiones y visiones del mundo. Dicho esto, el trabajo con los diferentes géneros textuales posibilitó el alcance de aprendizajes fundamentales, que visan a la reflexión, la mirada crítica, la comprensión y la humanización, aspectos que van al encuentro de la temática empatía.
Palavras-chave: Língua Portuguesa
Gêneros textuais
Empatia
Ensino e aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6199
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NEUNFELD.PDF3,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.