Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6323
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Habilidades e competências envolvidas na fluência da leitura de alunos nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Bombassaro, Josiane Ferretto
Primeiro Orientador: Ohlweiler, Mariane Inês
Resumo: O tema central deste trabalho são as habilidades e competências envolvidas na fluência da leitura de alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Desenvolver a competência leitora é muito mais que ler um livro ou qualquer outro artefato de leitura, é ter o domínio de uma técnica que envolve mecanismos cerebrais complexos. Tendo como objetivo principal analisar as habilidades e competências envolvidas no processo de fluência da leitura de alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, delineou-se o problema de pesquisa a partir da seguinte questão: Quais as habilidades e competências possibilitam a fluência da leitura segundo estudos e pesquisas da área?Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório. Considerando-se as especificidades envolvidas no processo de aquisição de fluência no processo de leitura, foram selecionados estudos oriundos de quatro diferentes pesquisas. Para explanar os dados de cada pesquisa foi realizada uma análise comparativa, destacando as particularidades, diferenças e semelhanças entre os métodos, objetivos e resultados obtidos. Conforme a revisão bibliográfica realizada, as habilidades e competências que possibilitam a fluência da leitura são: leitura e escrita, consciência fonológica, velocidade de processamento, memória de trabalho fonológica, aquisição de vocabulário, processamento visual e sequencial.
Abstract/Resumen: El tema central de este trabajo son las habilidades y competencias involucradas en la fluidez de la lectura de alumnos en los años iniciales de la Enseñanza Fundamental. Desarrollar la competencia lectora es mucho más que leer un libro o cualquier otro artefacto de lectura, es tener el dominio de una técnica que involucra mecanismos cerebrales complejos. Teniendo como objetivo principal analizar las habilidades y competencias involucradas en el proceso de fluidez de la lectura de alumnos en los años iniciales de la Enseñanza Fundamental, se esbozó el problema de investigación a partir de la siguiente cuestión: ¿Qué habilidades y competencias posibilitan la fluidez de la lectura según estudios e investigaciones del área? Metodológicamente, se trata de una investigación bibliográfica de carácter exploratorio. Teniendo en cuenta las especificidades involucradas en el proceso de adquisición de fluidez en el proceso de lectura, se seleccionaron estudios oriundos de cuatro diferentes investigaciones. Para explicar los datos de cada investigación se realizó un análisis comparativo, destacando las particularidades, diferencias y similitudes entre los métodos, objetivos y resultados obtenidos. Conforme la revisión bibliográfica realizada, las habilidades y competencias que posibilitan la fluidez de la lectura son: lectura y escritura, conciencia fonológica, velocidad de procesamiento, memoria de trabajo fonológica, adquisición de vocabulario, procesamiento visual y secuencial.
Palavras-chave: Ensino fundamental
Leitura
Consciência fonológica
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6323
Data do documento: 27-Abr-2022
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BOMBASSARO.pdf291,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.