Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6323
Type: | Artigo Cientifico |
Title: | Habilidades e competências envolvidas na fluência da leitura de alunos nos anos iniciais do ensino fundamental |
Author: | Bombassaro, Josiane Ferretto |
First advisor: | Ohlweiler, Mariane Inês |
Resume: | O tema central deste trabalho são as habilidades e competências envolvidas na fluência da leitura de alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Desenvolver a competência leitora é muito mais que ler um livro ou qualquer outro artefato de leitura, é ter o domínio de uma técnica que envolve mecanismos cerebrais complexos. Tendo como objetivo principal analisar as habilidades e competências envolvidas no processo de fluência da leitura de alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, delineou-se o problema de pesquisa a partir da seguinte questão: Quais as habilidades e competências possibilitam a fluência da leitura segundo estudos e pesquisas da área?Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório. Considerando-se as especificidades envolvidas no processo de aquisição de fluência no processo de leitura, foram selecionados estudos oriundos de quatro diferentes pesquisas. Para explanar os dados de cada pesquisa foi realizada uma análise comparativa, destacando as particularidades, diferenças e semelhanças entre os métodos, objetivos e resultados obtidos. Conforme a revisão bibliográfica realizada, as habilidades e competências que possibilitam a fluência da leitura são: leitura e escrita, consciência fonológica, velocidade de processamento, memória de trabalho fonológica, aquisição de vocabulário, processamento visual e sequencial. |
Abstract: | El tema central de este trabajo son las habilidades y competencias involucradas en la fluidez de la lectura de alumnos en los años iniciales de la Enseñanza Fundamental. Desarrollar la competencia lectora es mucho más que leer un libro o cualquier otro artefacto de lectura, es tener el dominio de una técnica que involucra mecanismos cerebrales complejos. Teniendo como objetivo principal analizar las habilidades y competencias involucradas en el proceso de fluidez de la lectura de alumnos en los años iniciales de la Enseñanza Fundamental, se esbozó el problema de investigación a partir de la siguiente cuestión: ¿Qué habilidades y competencias posibilitan la fluidez de la lectura según estudios e investigaciones del área? Metodológicamente, se trata de una investigación bibliográfica de carácter exploratorio. Teniendo en cuenta las especificidades involucradas en el proceso de adquisición de fluidez en el proceso de lectura, se seleccionaron estudios oriundos de cuatro diferentes investigaciones. Para explicar los datos de cada investigación se realizó un análisis comparativo, destacando las particularidades, diferencias y similitudes entre los métodos, objetivos y resultados obtenidos. Conforme la revisión bibliográfica realizada, las habilidades y competencias que posibilitan la fluidez de la lectura son: lectura y escritura, conciencia fonológica, velocidad de procesamiento, memoria de trabajo fonológica, adquisición de vocabulario, procesamiento visual y secuencial. |
Keywords: | Ensino fundamental Leitura Consciência fonológica |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Realeza |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6323 |
Issue Date: | 27-Apr-2022 |
Appears in Collections: | Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BOMBASSARO.pdf | 291.46 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.