Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6328
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Utilização de crônicas literárias no ensino do espanhol sob uma perspectiva intercultural
Autor(es): Moreira, Suzani Riva
Primeiro Orientador: Covalski, Alejandra Maria Rojas
Resumo: Este trabalho surge ao constatar a presença de alunos imigrantes venezuelanos em algumas escolas públicas de Chapecó, SC e Nonoai, RS, cidade onde resido e trabalho. Assim, com o intuito de promover, aproveitando a presença dos alunos hispanófonos, uma abordagem intercultural e multiculturalista do ensino de língua espanhola nestas escolas. Foi no contato com as instituições dos dois municípios que percebi problemas de inclusão desses alunos imigrantes no sistema público de ensino, por questões de ordem linguística e cultural e porque as escolas não contam com profissionais aptos para exercer a função de tradutores e mediadores. Desse contexto surge a intenção de pesquisar uma maneira de promover a inclusão destes estudantes, através de uma abordagem intercultural utilizando crônicas em língua espanhola, com temas que tenham relação com a vida e os problemas dos adolescentes, na intenção de aproximar as duas culturas para refletir e valorizar a diversidade, estimular o respeito às diferenças. O objetivo é promover uma abordagem que permita refletir sobre o Outro, a cultura alheia e a diversidade, linguística e cultural, em um ambiente em que o aluno imigrante não seja visto como alguém invisível na sala de aula, mas como alguém que pode contribuir com a sua cultura. Essa abordagem intercultural, irá minimizar preconceitos e desconstruir estereótipos relacionados à cultura do imigrante. O trabalho será desenvolvido através da leitura de crônicas do livro Ciudadano N: crônicas da diversidade que problematiza questões sociais, raciais e de gênero escrito pela antropóloga mexicana Rossana Reguillo e com as crônicas do escritor chileno Pedro Lemebel. O referencial teórico está focado nos trabalhos das pesquisadoras Vera Maria Candau, Catherine Walsh, Marcia Paraquett, entre outros, cujo foco é educação, interculturalidade, direitos humanos e inclusão social. Sendo assim, pretendemos pesquisar uma maneira de utilizar as crônicas no ensino do espanhol sob esta perspectiva.
Palavras-chave: Escola
Ensino e aprendizagem
Venezuelanos
Cultura
Interculturalidade
Língua espanhola
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6328
Data do documento: 24-Ago-2022
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOREIRA.pdf241,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.