Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6402
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Botânica na educação básica, algumas reflexões
Autor(es): Josefe, Josiane Viana
Primeiro Orientador: Giongo, Claudia
Resumo: O ensino de Botânica é visto muitas vezes como algo de difícil compreensão ou chato, o que gera uma barreira difícil de transpor e consiste em um dos maiores desafios enfrentados pelos professores da área. A essa percepção se deve, em parte, a conteúdos trabalhados apenas de maneira teórica e sem muitos recursos visuais, à grande quantidade de conceitos e nomenclaturas exclusivos da área e também a aulas desconexas da realidade em que os alunos vivem. Nesse sentido, é muito importante que os professores desenvolvam estratégias diferenciadas que busquem chamar a atenção, facilitar o entendimento e consolidar a aprendizagem dos estudantes. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi fazer um apanhado de experiências diferenciadas aplicadas nas escolas e colégios brasileiros para o ensino de Botânica na Educação Básica. A utilização de estratégias sensoriais como jogos, atividades com materiais vivos, saídas de campo, feiras, modelos didáticos, dentre outros, foi a categoria em que mais foram encontrados trabalhos, sendo um método de ensino eficiente tanto do ponto de vista dos docentes quanto dos alunos.
Palavras-chave: Botânica
Ensino
Métodos de ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6402
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSEFE.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.