Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6546
Type: Monografia
Title: Função seno e música: um estudo via interpretação global figural
Author: Dilkin, Emanuela Graziela
First advisor: Menoncini, Lucia
metadata.dc.contributor.referee1: Borges, Pedro Augusto Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Scheffer, Nilce Fátima
Resume: Na Grécia Antiga, a música e a matemática eram consideradas pilares do conhecimento. Foi no século VI a.C que surgiu o primeiro registro da relação existente entre estes pilares, no chamado quadrivium. Com o passar dos tempos, esta relação foi se estreitando, e hoje ela pode ser estabelecida e estudada no âmbito escolar. Conhecer a relação entre música e matemática pode ser um fator positivo para o professor que ensina funções trigonométricas. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo principal desenvolver uma investigação qualitativa acerca do esboço de curva da função trigonométrica seno, de modo a estabelecer relações com sons musicais, partindo de um modelo matemático simplificado aplicado através do procedimento de experimentação. Para tal, utiliza-se a Teoria de Interpretação Global Figural, proposta pela Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS). Como resultado, é possível reconhecer e compreender a interferência dos parâmetros da função seno na produção do som, assim como o sentido desses parâmetros na onda sonora, em particular no caso das notas musicais LÁ e DÓ. Com este trabalho, vislumbra-se favorecer, de alguma forma, o ensino e a aprendizagem de funções trigonométricas, seja por meio da motivação, pelo gosto à música, pela aplicação prática da teoria, entre outros.
Abstract: In Ancient Greece, music and mathematics were considered pillars of knowledge. It was in the 6th century BC that the first record of the relationship between these pillars appeared, in the so-called quadrivium. Over time, this relationship grew closer, and today it can be established and studied in schools. Knowing the relationship between music and mathematics can be a positive factor for the teacher who teaches trigonometric functions. In this sense, the main objective of this work is to develop a qualitative investigation about the outline of the curve of the trigonometric sine function, in order to establish relationships with musical sounds, starting from a simplified mathematical model applied through the experimentation procedure. For this, the Figural Global Interpretation Theory, by Theory of Semiotic Representation Registers (TRRS) is used. As a result, it is possible to recognize and understand the interference of the parameters of the sine function in the sound production, as well as the direction of these parameters in the sound wave, in particular in the case of the musical notes A and C. With this work, it is envisaged to favor, in some way, the teaching and learning of trigonometric functions, whether through motivation, a taste for music, the practical application of theory, among others.
Keywords: Trigonometria
Música
Semiótica
Interpretação global figural
Matemática
Ensino e aprendizagem
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6546
Issue Date: 2-Mar-2023
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DILKIN.pdf1.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.