Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6887
Tipo: Monografia
Título: A produção de texto dissertativo-argumentativo para o Enem: uma proposta didática a partir do estágio supervisionado em Língua Portuguesa II
Autor(es): Silva, Fernanda da Silva da
Primeiro Orientador: Batista, Jeize de Fátima
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Ana Cecília Teixeira
Segundo membro da banca: Paz, Demétrio Alves
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo apresentar e refletir sobre uma sequência didática produzida e desenvolvida no Estágio Curricular de Língua Portuguesa II. O estágio foi realizado no ano de 2022, em uma escola pública no interior da região das Missões do Rio Grande do Sul, para alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio. A prática ocorreu no formato de oficinas, teve como tema a violência contra a mulher e a proposta de atividade final consistiu na elaboração de um texto dissertativo-argumentativo nos moldes do exigido pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Como aportes teóricos ao trabalho realizado no estágio e às reflexões propostas neste estudo, destacam-se os documentos oficiais como Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e a Base Nacional Comum Curricular (2018), além de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Geraldi (2010), Solé (1998), entre outros. Durante a realização do estágio, foi possível desenvolver, junto aos alunos, atividades voltadas à etapa da redação conforme solicitada pelo ENEM e, dessa forma, familiariza-los aos moldes da prova, além de criar espaços para debates a partir de diferentes pontos de vista. Em relação à professora em formação, o estágio constituiu em um momento privilegiado para avaliar o planejamento e as práticas desenvolvidas.
Abstract/Resumen: Este trabajo de finalización de curso tiene como objetivo presentar y reflexionar sobre una secuencia didáctica producida y desarrollada en la Práctica de Lengua Portuguesa II. La pasantía se realizó en 2022, en una escuela pública del interior de la región de Missões, en Rio Grande do Sul, para alumnos de 2º y 3º año de la enseñanza media. La práctica se desarrolló en forma de talleres, con el tema de la violencia contra la mujer y la propuesta de actividad final consistió en la elaboración de un texto disertación-argumentativo en la línea de lo exigido por el Examen Nacional de Bachillerato (ENEM) . Como aportes teóricos al trabajo realizado en la pasantía y a las reflexiones propuestas en este estudio, se destacan documentos oficiales como los Parámetros Curriculares Nacionales (1998) y la Base Curricular Común Nacional (2018), además de Dolz, Noverraz y Schneuwly (2004), Geraldi (2010), Solé (1998), entre otros. Durante la pasantía fue posible desarrollar, junto con los estudiantes, actividades dirigidas a la etapa de redacción solicitada por el ENEM y, de esta manera, familiarizarlos con las plantillas de prueba, además de crear espacios de debate desde diferentes puntos de vista. . En cuanto al docente en formación, la pasantía constituyó un momento privilegiado para evaluar la planificación y las prácticas desarrolladas.
Palavras-chave: Prática de ensino
Estágios supervisionados
Língua portuguesa
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6887
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA.pdf12,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.