Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6998
Type: | Monografia |
Title: | A relação entre escola e família: limites e possibilidades no necessário protagonismo da instituição educacional |
Author: | Palhano, Marilza Kuster |
First advisor: | Costa, Joaquim Gonçalves da |
Resume: | A relação entre a escola e família tem papel fundamental no desempenho educacional, possibilitando inúmeras formas de desenvolvimento e processos amplos na aprendizagem, permitindo com que ocorra dentro desse espaço vastas experiências e trocas de conhecimentos entre os envolvidos, visando alcançar o sucesso na educação. Portanto, este trabalho tem como objetivo investigar a importância da relação entre pais e familiares e a instituição educacional, sob a iniciativa e o protagonismo da instituição educacional. Busca compreender como as famílias têm participado nas atividades escolares, e como a instituição tem incentivado esta participação, evidenciando a importância da instituição de ensino trabalhar em conjunto com as famílias para que ocorra um melhor desempenho escolar. O estudo baseou-se em uma pesquisa qualitativa, exploratória com pesquisa de campo realizada na escola, utilizando-se de questionários para coleta de dados. A busca pelos dados e a análise desenvolveu-se em três etapas principais, sendo elas: (I) organização do referencial teórico para direcionamento do estudo e elaboração do questionário; (II) análise dos dados coletados; (III) análise comparativa e interpretação dos dados. Portanto, conclui-se que a educação é de fundamental importância para que a criança tenha uma formação humana mais ampla e as relações escola-família (conscientes e intencionais) são positivas para o processo de ensino aprendizagem. Além disso, notou-se que a instituição de ensino não atua com vigorosidade nas iniciativas pela busca da melhora na relação entre a instituição educacional, comunidade, famílias e estudantes. |
Abstract: | The relationship between school and family plays a fundamental role in educational performance, enabling countless forms of development and broad processes in learning, allowing vast experiences and exchanges of knowledge between those involved to occur within this space, aiming to achieve success in education. Therefore, this work aims to investigate the importance of the relationship between parents and family members and the educational institution, under the initiative and protagonism of the educational institution. It is intended to understand how families have participated in school activities, and how the institution has encouraged this participation, highlighting the importance of the educational institution, working together with families so that better school performance occurs. The study was based on a qualitative, exploratory research with field research carried out at the school, using questionnaires for data collection. The search for data and analysis was carried out in three main stages, namely: (I) organization of the theoretical framework for directing the study and preparing the questionnaire; (II) analysis of collected data; (III) comparative analysis and interpretation of data. Therefore, it is concluded that education is of fundamental importance for the child to have a broader human formation and the school-family relationships (conscious and intentional) are positive for the teaching-learning process. In addition, it was noted that the educational institution does not act vigorously in initiatives seeking to improve the relationship between the educational institution, community, families and students. |
Keywords: | Administração da educação Relação escola-família Rendimento escolar Ensino e aprendizagem |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Laranjeiras do Sul |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6998 |
Issue Date: | 2023 |
Appears in Collections: | Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PALHANO.pdf | 478.82 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.