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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7021
Tipo: | Dissertação |
Título: | Filosofia para crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma abordagem sobre sua relevância e presença nas escolas municipais em um município do norte do Estado do RS |
Autor(es): | Battisti, Douglas |
Primeiro Orientador: | Santos, Almir Paulo dos |
Primeiro coorientador: | Fabian, Eloi Pedro |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Thiago Ingrassia |
Segundo membro da banca: | Fávero, Altair Alberto |
Resumo: | Este trabalho contempla o estudo sobre o ensino de filosofia para crianças no ensino fundamental da rede municipal de Marau/RS. Prevê através de uma pesquisa de cunho bibliográfico corresponder ao problema: como a filosofia para crianças, enquanto abordagem teórico-metodológica, pode contribuir para a valorização, resgate e atualização do ensino de filosofia nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Marau/RS? Buscando responder essa pergunta temos como objetivo geral: analisar como o ensino de filosofia para crianças, contribui, enquanto abordagem teórico-metodológica na valorização, resgate e atualização nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Marau/RS. A fim de esmiuçar esta pesquisa caminha sob quatro outros objetivos: evidenciar um aporte teórico referente ao ensino de filosofia para crianças, destacando os pressupostos teóricosmetodológicos; identificar na estrutura curricular documental da rede de ensino municipal dos anos iniciais do Ensino Fundamental de Marau/RS as dimensões teóricas e metodológicas que abordam o ensino de filosofia para crianças; analisar as dimensões teóricas e metodológicas identificadas nos documentos que tratam do ensino de filosofia para crianças nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Marau/RS; e desenvolver como produto final um e-book que que aborde as questões teóricas metodológicas referente ao ensino de filosofia, para os professores/as da rede municipal de Marau/RS e socializar em um espaço formativo. O aporte teórico desenvolvido auxilia os professores na compreensão dos pressupostos que são necessários para trabalhar o ensino de filosofia nos anos iniciais. A análise da realidade educacional do município de Marau revelou algumas lacunas. Essas lacunas são identificadas na redação do texto (estrutura e diagramação) e no apontamento do campo teórico a ser trabalhado em sala de aula. Chega-se à conclusão de que por falta de conhecimento sobre os temas apontados os professores/as correm o risco de se afastar das unidades temáticas e objetos do conhecimento propostos, podendo contribuir para a perda de sentido do ensino de filosofia na rede municipal de Marau/RS. |
Palavras-chave: | Filosofia Ensino fundamantal Ensino Anos iniciais |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7021 |
Data do documento: | 10-Out-2023 |
Nível: | Mestrado |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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