Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7075
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Jogos tradicionais indígenas Kaingang na escola indígena Cacique Vanhkre
Autor(es): Batista, Joice
Primeiro Orientador: Loro, Alexandre Paulo
Resumo: Os jogos tradicionais indígenas Kaingang têm sido um tema desafiador para os professores da Escola Indígena Cacique Vanhkre, localizada na aldeia sede da Terra Indígena Xapecó, município de Ipuaçu-SC. O presente estudo objetiva identificar quais são os jogos tradicionais indígenas da cultura Kaingang existentes no currículo escolar e na prática docente. Para isto, metodologicamente, procuramos identifica-los no Projeto Político Pedagógico da escola, além de diários e planos de aulas dos professores de dois Componentes Curriculares (Educação Física e Artes). Com as análises efetuadas, constatamos que os jogos tradicionais kaingang estão contemplados no currículo escolar e no Projeto Político Pedagógico, com características cerimoniais e de guerra. Entretanto, estes jogos são praticados esporadicamente, como na Semana Cultural Indígena. Concluímos que o currículo escolar se torna empobrecido quando não valoriza a cultura tradicional. Para o desenvolvimento de jogos tradicionais kaingang, em uma perspectiva interdisciplinar e intercultural, faz-se necessário garantir o ensino desses temas, conforme previstos na Base Nacional Comum Curricular, além de estarem referenciados no Projeto Político Pedagógico da escola.
Palavras-chave: Jogos tradições indígenas
Escola
Kaingang
Escola Indígena Cacique Vanhkre
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7075
Data do documento: 19-Jul-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BATISTA.pdf217,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.