Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7087
Tipo: Monografia
Título: A produção acadêmica sobre o ensino de ciências nos anos iniciais divulgada nas atas ENPEC: edições 2019 e 2021
Autor(es): Pinto, Sabrina Dallabrida de Almeida
Primeiro Orientador: Slongo, Ione Ines Pinsson
Primeiro membro da banca: Maraschin, Maria Lucia Marocco
Segundo membro da banca: Malagi, Aline
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar e atualizar os dados sobre a produção acadêmica sobre o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, socializadas no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Para o levantamento dos dados foram consideradas as Atas das edições dos anos de 2019 e 2021, os 83 trabalhos analisados, inscritos na modalidade “Comunicações orais”. O Ensino de ciências nos anos iniciais contribui para o desenvolvimento das análises críticas da sociedade, atribuídos a Alfabetização Científica e Tecnológica, propõe a compreensão do mundo buscando ações transformadoras para uma sociedade mais justa. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa, como natureza bibliográfica do “tipo estado do conhecimento”. Para a análise dos dados foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados direcionam para uma redução de trabalhos publicados da área. Observou-se uma predominância nos trabalhos oriundos da região Norte (24,10%) e Sudeste (20,48%) do país, mostrando uma ênfase para as instituições de ensino superior UFPA (13,54%), UFABC (8,33%). Com predominância nos estudos dos anos iniciais do 1 ao 5 ano. No que diz respeito ao foco temático para a Formação de Professores (26,51%). Podemos observar que os estudos têm indicado um crescimento significativo de pesquisa sobre o ensino de Ciências nos anos Iniciais, mas ressaltando, de certa forma as avaliações de larga escala, mostram um déficit na área de pesquisa, tendo assim um resultado abaixo do esperado.
Palavras-chave: Ensino de ciências
Ensino fundamental
Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Pesquisa bibliográfica
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7087
Data do documento: 20-Jul-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PINTO.pdf2,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.