Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7284
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Formação do professor de português para a escola indígena
Autor(es): Cerezer, Edinéia Mariano
Primeiro Orientador: Horst, Cristiane
Resumo: Neste estudo objetivamos realizar uma investigação referente à formação do professor de português para a escola indígena, como também, pesquisar sobre a realidade escolar indígena, considerando línguas, costumes, dentre outros aspectos específicos da escola indígena. Os objetivos específicos são: apontar caminhos para a formação (inicial e continuada) de professores indígenas, além de destacar estratégias fundamentadas na Educação para o Plurilinguismo por meio das abordagens plurais. Muito se fala da educação do nosso país, principalmente em ensino de qualidade, mas o ensino de qualidade passa por políticas públicas e, na questão indígena, a formação de profissionais da educação e de outras áreas é fortemente dependente dessas políticas, como de acesso e permanência de estudantes no ensino superior. Refletimos acerca da preparação do professor para atuar em escolas indígenas, isto é, como os cursos de graduação tem preparado estes profissionais? De maneira geral, observamos que o ensino do português é pensado para brasileiros que têm como primeira língua o português, no entanto, esta não é a realidade da comunidade indígenas em Ronda Alta, no Rio Grande do Sul e de outras tantas comunidades indígenas. Ainda é muito comum que o início do processo de alfabetização em português das crianças indígenas ocorra mais tarde, no entanto, a necessidade de comunicação do indígena com o não indígena, faz com que o português e a língua indígena acabem sendo ensinadas no ambiente familiar, antes do acesso à escola. A partir das constatações e reflexões feitas, traçamos algumas estratégias para o professor de português que irá atuar em escolas indígenas. Compreendemos que as abordagens plurais possam colaborar com o trabalho em sala de aula.
Abstract/Resumen: En este estudio nos propusimos realizar una investigación sobre la formación de profesores de portugués para escuelas indígenas, como también, investigar sobre la realidad escolar indígena, considerando lenguas, costumbres, entre otros aspectos específicos de la escuela indígena. Los objetivos específicos son: apuntar caminos para la formación (inicial y continuada) de profesores indígenas, además de destacar estrategias fundamentadas en la Educación para el Plurilingüismo por medio de los abordajes plurales. Se habla mucho de la educación de nuestro país, principalmente en enseñanza de calidad, pero la enseñanza de calidad pasa por políticas públicas y, en la cuestión indígena, la formación de profesionales de la educación y de otras áreas es fuertemente dependiente de esas políticas, como de acceso y permanencia de estudiantes en la enseñanza superior. Reflexionamos acerca de la preparación del profesor para actuar en escuelas indígenas, es decir, ¿cómo los cursos de graduación han preparado a estos profesionales? De manera general, observamos que la enseñanza de lengua portuguesa es pensado para brasileños que tienen como primera lengua el portugués, sin embargo, esta no es la realidad de la comunidad indígena en Ronda Alta, en Rio Grande do Sul y de otras tantas comunidades indígenas. Aún es muy común que el principio del proceso de alfabetización en portugués de los niños indígenas ocurra más tarde, sin embargo, la necesidad de comunicación del indígena con el no indígena, hace que el portugués y la lengua indígena acaben siendo enseñadas en el ambiente familiar, antes del acceso a la escuela. A partir de las constataciones y reflexiones hechas, trazamos algunas estrategias para el profesor de portugués que irá a actuar en escuelas indígenas. Entendemos que los enfoques plurales pueden colaborar con el trabajo en el aula.
Palavras-chave: Formação de professores
Escola indígena
Costumes
Linguagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7284
Data do documento: 14-Jul-2023
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CEREZER.pdf343,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.