Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7285
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Multilinguismo nas salas de aula do ensino médio no oeste de Santa Catarina: como ensinar línguas?
Autor(es): Correa, Cassiana Fagundes
Primeiro Orientador: Horst, Cristiane
Resumo: Apesar de registrarmos mais de 300 línguas presentes no Brasil atualmente (Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística, 2021), ainda há grande preconceito linguístico enfrentado nas escolas. Há repreensão aos imigrantes para que não utilizem suas línguas maternas dentro da sala de aula, e isso, muitas vezes, se deve ao fato do professor não entender o que o aluno diz, mostrando que a ampliação de pesquisas de estudos nessa área se faz cada vez mais necessário. Usando a diversidade e pluralidade linguística, a escola pode, aos poucos, diminuir os preconceitos. Identificamos a necessidade de mudanças para o acolhimento de refugiados e implantação de leis nacionais para melhorar o ensino nas escolas. Esse artigo apresenta a situação linguística e cultural em algumas escolas públicas estaduais, nas cidades de Chapecó e Guatambu, bem como as línguas usadas dentro da sala de aula por imigrantes e brasileiros atualmente. Os objetivos são, inicialmente, i) descrever a realidade linguística dos alunos para que se possa conhecer quais são os grupos etno-linguísticos presentes e, na sequência, ii) destacar e analisar as principais dificuldades encontradas por brasileiros e estrangeiros dentro da sala de aula multilíngue e, a partir disso, iii) propor estratégias de atuação para os contextos de multilinguismo. Para demonstrar os resultados da pesquisa, foram analisados documentos referenciais já instaurados, como também o questionário aplicado nas escolas para colher dados reais das línguas presentes nesse ambiente educacional, e assim confirmar a importância e relevância de abordar o tema na sala de aula, para que sejam quebrados os preconceitos linguísticos existentes.
Palavras-chave: Multilinguismo
Ensino e aprendizagem
Ensino médio
Linguística
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7285
Data do documento: 14-Jul-2023
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CORREA.pdf715,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.