Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7316
Type: Artigo Cientifico
Title: Taxionomia de Bloom: uma proposta em constante movimento
Author: Balzan, Cleonice
First advisor: Reali, Noeli Gemelli
Resume: Este artigo tem como objetivo principal investigar como a Taxionomia de Bloom pode ainda ser considerada uma ferramenta válida para auxiliar os profissionais da educação na elaboração e definição dos objetivos de aprendizagem enquanto parte central do processo pedagógico. A abordagem qualitativa, baseada em análise bibliográfica, concentra-se em pesquisas teóricas nas obras originais de Benjamin S. Bloom e seus colaboradores. A pesquisa enfatiza a busca pela formação integral como um direito do sujeito, destacando a necessidade de equilíbrio entre os saberes cognitivo (saber), afetivo (saber ser) e psicomotor (saber fazer). Os resultados da pesquisa evidenciam a Taxionomia de Bloom, não como uma ferramenta do tecnicismo, mas como um instrumento orientador no processo de elaboração dos objetivos de aprendizagem, promovendo a autonomia dos profissionais da educação.
Keywords: Taxionomia de Bloom
Formação de professores
Psicomotor
Ensino e aprendizagem
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7316
Issue Date: 12-Dec-2023
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BALZAN.pdf408,65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.