Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7331
Tipo: Artigo Cientifico
Título: As práticas pedagógicas para e com os bebês: uma análise da produção científica apresentada no grupo de trabalho (GT07) de educação infantil da ANPED
Autor(es): Versa, Angélica Vortmann
Primeiro Orientador: Rivero, Andréa Simões
Resumo: Este artigo apresenta os achados de uma pesquisa em nível de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) cuja temática relaciona-se com as práticas pedagógicas para e com os bebês em contextos de educação infantil. Com o objetivo de investigar e analisar, entre a produção teórica nacional, a presença de discussões quanto ao planejamento de ações, a organização de tempos e espaços e as perspectivas de bebês que orientam a docência com esses sujeitos. O percurso metodológico envolveu a análise documental de estudos e pesquisas apresentados nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), no período de 2019 a 2021. A pesquisa revelou que a produção teórica vem problematizando as práticas pedagógicas para e com bebês e construindo uma compreensão mais complexa e sensível às necessidades das crianças nessa fase da vida. As concepções de bebês como sujeitos ativos de suas aprendizagens e como detentores de direitos têm ganhado destaque. Além disso, os estudos analisados destacam a importância de embasar as práticas pedagógicas em concepções teóricas sólidas, além de utilizar os tempos e espaços para promover ambientes que respeitem as singularidades, as peculiaridades/especificidades e o desenvolvimento integral dos bebês.
Palavras-chave: Bebês
Desenvolvimento humano
Ensino e aprendizagem
Didática
Educação infantil
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7331
Data do documento: 19-Dez-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERSA.pdf419,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.