Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7547
Type: Artigo Cientifico
Title: O jogo do bingo como estratégia no ensino e na aprendizagem da tabela periódica
Author: Ladislau, Hallison
First advisor: Micheletto, Yasmine Miguel Serafini
Resume: Este estudo teve como principal foco a construção de um jogo didático sobre a Tabela periódica dos elementos químicos para ser aplicado em sala de aula na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A escolha do conteúdo e do público-alvo para a utilização desse jogo está relacionada às dificuldades apresentadas por esses educandos em relação à aprendizagem de Química. Haja vista que a compreensão da tabela periódica é a base de muitos outros conteúdos desta disciplina. A atividade lúdica produzida neste trabalho foi o bingo da tabela periódica, em que visou a busca de nomes dos elementos, símbolos, números atômicos, números de massas, prótons, elétrons e nêutrons. A atividade ocorreu por meio de uma oficina ofertada aos estudantes, no período noturno, em uma aula de química, a qual foi disponibilizada pela professora regente da turma. Além dos dados registrados por meio de observações do professor/mediador durante a aula, houve a aplicação de um questionário referente a atividade elaborada. Com isso, pode-se analisar que o jogo proposto foi bem recebido e bem avaliado pelos estudantes, contribuindo, assim, de maneira positiva para a aprendizagem dos educandos.
Keywords: Química
Jogos educativos
Tabela periódica
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Laranjeiras do Sul
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7547
Issue Date: 2024
Appears in Collections:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LADISLAU.pdf1.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.