Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7569
Type: Artigo Cientifico
Título : Ação colaborativa na escola: entre a gestão escolar e a equipe multidisciplinar para atender as necessidades de estudantes com dificuldade de aprendizagem
Author: Conto, Júlia Carolina Vizzotto De
First advisor: Loss, Adriana Salete
Resume: A pesquisa científica é uma ferramenta crucial capaz de oferecer aos estudantes e educadores a oportunidade de expandir os horizontes das atividades pedagógicas e promover a autonomia na construção do conhecimento. No entanto, a identificação e o atendimento às necessidades de estudantes com dificuldade de aprendizagem nos anos iniciais e finais do ensino fundamental ainda representam um desafio. Diante disso, o artigo objetiva refletir e analisar a importância da colaboração entre a gestão escolar e a equipe multidisciplinar na promoção de uma educação inclusiva e de qualidade para estudantes com dificuldades de aprendizagem. A metodologia utilizada é qualitativa, por meio de um relato de experiência em escolas municipais de um município do Alto Uruguai Gaúcho. Evidenciou-se que por meio da identificação precoce das dificuldades de aprendizagem e da implementação de estratégias personalizadas de apoio, os estudantes obtiveram progressos notáveis, tanto individualmente quanto no ambiente escolar como um todo. Além dos ganhos acadêmicos, o trabalho integrado também foi eficaz na promoção do apoio socioemocional dos estudantes, contribuindo para um ambiente escolar mais acolhedor e favorável ao desenvolvimento integral dos estudantes.
Palabras clave : Gestão escolar
equipe multidisciplinar
dificuldade de aprendizagem
Anos finais e iniciais do ensino fundamental
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Embargado
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7569
Fecha de publicación : abr-2024
Aparece en las colecciones: Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CONTO.pdf487,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Request a copy


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.