Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7569
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Ação colaborativa na escola: entre a gestão escolar e a equipe multidisciplinar para atender as necessidades de estudantes com dificuldade de aprendizagem
Autor(es): Conto, Júlia Carolina Vizzotto De
Primeiro Orientador: Loss, Adriana Salete
Resumo: A pesquisa científica é uma ferramenta crucial capaz de oferecer aos estudantes e educadores a oportunidade de expandir os horizontes das atividades pedagógicas e promover a autonomia na construção do conhecimento. No entanto, a identificação e o atendimento às necessidades de estudantes com dificuldade de aprendizagem nos anos iniciais e finais do ensino fundamental ainda representam um desafio. Diante disso, o artigo objetiva refletir e analisar a importância da colaboração entre a gestão escolar e a equipe multidisciplinar na promoção de uma educação inclusiva e de qualidade para estudantes com dificuldades de aprendizagem. A metodologia utilizada é qualitativa, por meio de um relato de experiência em escolas municipais de um município do Alto Uruguai Gaúcho. Evidenciou-se que por meio da identificação precoce das dificuldades de aprendizagem e da implementação de estratégias personalizadas de apoio, os estudantes obtiveram progressos notáveis, tanto individualmente quanto no ambiente escolar como um todo. Além dos ganhos acadêmicos, o trabalho integrado também foi eficaz na promoção do apoio socioemocional dos estudantes, contribuindo para um ambiente escolar mais acolhedor e favorável ao desenvolvimento integral dos estudantes.
Palavras-chave: Gestão escolar
equipe multidisciplinar
dificuldade de aprendizagem
Anos finais e iniciais do ensino fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7569
Data do documento: Abr-2024
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CONTO.pdf487,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.