Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7579
Type: | Artigo Cientifico |
Title: | Coordenação pedagógica - saberes e fazeres: na perspectiva da educação escolar indígena |
Author: | Nunes, Sidinéia Loureiro |
First advisor: | Sartori, Jerônimo |
Resume: | O presente trabalho surge a partir de uma inquietação pessoal, tendo como horizonte para o estudo a seguinte questão: Qual é o papel da Coordenação Pedagógica, tendo em vista as especificidades da Educação Escolar Indígena Kaingang? Nesse viés, a pesquisa tem por finalidade: compreender o papel do coordenador pedagógico em uma escola indígena, considerando as especificidades da Educação Escolar Indígena. O estudo ancora-se em uma abordagem qualitativa, sendo elaborado por meio de estudos bibliográficos, embasados em autores que pesquisam sobre o tema – papel do coordenador pedagógico. O artigo traz um breve histórico sobre a Educação Escolar Indígena, da mesma forma um breve histórico do surgimento do coordenador pedagógico e suas atribuições na coordenação dos processos pedagógicos na escola indígena de educação básica. Também, traz uma discussão sobre a função da coordenação pedagógica na perspectiva democrática, destacando as forças presentes em uma escola indígena e a importância de propiciar a participação e desenvolver a autonomia, especialmente, quando se trata da tomada de decisões na escola indígena. |
Keywords: | Coordenação pedagógica Educação escolar indígena Coordenador pedagógico Participação Autonomia |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Embargado |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7579 |
Issue Date: | Apr-2024 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NUNES.pdf | 380.04 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.