Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7594
Tipo: Dissertação
Título: Formação do campo conceitual do algoritmo da divisão: análise de aprendizagem
Autor(es): Bosa, Andressa
Primeiro Orientador: Borges, Pedro Augusto Pereira
Primeiro membro da banca: Pereira, Luiz Henrique Ferraz
Segundo membro da banca: Binotto, Rosane Rossato
Resumo: A motivação do trabalho surgiu devido a dificuldades enfrentadas pelos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental ao realizar operações de divisão, uma preocupação constante no contexto pedagógico. O embasamento teórico deste estudo incorpora trabalhos relevantes de diversos autores, selecionados por sua pertinência temática, sendo que as ideias desses estudos foram agrupadas e relacionadas com a pesquisa em questão. A pesquisa está fundamentada na abordagem de Gérard Vergnaud e sua Teoria dos Campos Conceituais, que investiga o tema da divisão e explora as duas concepções propostas por Vergnaud: divisão por partição e divisão por quotas. Essas concepções são integradas para formar uma compreensão mais ampla e atribuir significado à operação de divisão. O tema central concentra-se na investigação da aquisição de conceitos e habilidades durante o processo de aprendizagem da divisão, conduzido por meio de oficinas semanais em duas escolas de ensino fundamental, sendo dois grupos de quatro alunos. Embasado na Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud, o estudo busca compreender a formação do campo conceitual do algoritmo da divisão com o uso de materiais concretos e pedagógicos, onde é observada a interação entre os estudantes e o raciocínio perante questionamentos, explorando diferentes estratégias de resolução e promovendo a colaboração entre colegas e professores. A análise detalhada do processo de formação conceitual envolve desde a compreensão inicial do conceito de divisão até a aplicação prática em problemas matemáticos, passando pela construção de estratégias de divisão e pela interpretação dos resultados. Por fim, o estudo realiza a análise dos resultados obtidos, alinhada aos princípios de análise de Bardin (2002).
Abstract/Resumen: The motivation for this work arose from the difficulties faced by students in the final years of Elementary School when performing division operations, a constant concern in the pedagogical context. The theoretical framework of this study incorporates relevant works from various authors, selected for their thematic relevance, with the ideas from these studies being grouped and related to the research at hand. The research is grounded in Gérard Vergnaud's Approach and his Theory of Conceptual Fields, which investigates the theme of division and explores the two conceptions proposed by Vergnaud: division by partition and division by quotients. These conceptions are integrated to form a broader understanding and to attribute meaning to the division operation. The central theme focuses on the investigation of the acquisition of concepts and skills during the division learning process, conducted through weekly workshops in two elementary schools, with two groups of four students each. Based on Gérard Vergnaud's Theory of Conceptual Fields, the study seeks to understand the formation of the conceptual field of the division algorithm using concrete and pedagogical materials, observing the interaction between students and reasoning in response to questions, exploring different resolution strategies, and promoting collaboration among peers and teachers. The detailed analysis of the conceptual formation process involves understanding the initial concept of division, practical application in mathematical problems, the construction of division strategies, and the interpretation of results. Finally, the study analyzes the obtained results, aligned with the principles of Bardin's analysis (2002).
Palavras-chave: Matemática
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
Educação básica
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7594
Data do documento: 1-Mar-2024
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BOSA.pdf4,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.