Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7594
Type: Dissertação
Título : Formação do campo conceitual do algoritmo da divisão: análise de aprendizagem
Author: Bosa, Andressa
First advisor: Borges, Pedro Augusto Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Luiz Henrique Ferraz
metadata.dc.contributor.referee2: Binotto, Rosane Rossato
Resume: A motivação do trabalho surgiu devido a dificuldades enfrentadas pelos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental ao realizar operações de divisão, uma preocupação constante no contexto pedagógico. O embasamento teórico deste estudo incorpora trabalhos relevantes de diversos autores, selecionados por sua pertinência temática, sendo que as ideias desses estudos foram agrupadas e relacionadas com a pesquisa em questão. A pesquisa está fundamentada na abordagem de Gérard Vergnaud e sua Teoria dos Campos Conceituais, que investiga o tema da divisão e explora as duas concepções propostas por Vergnaud: divisão por partição e divisão por quotas. Essas concepções são integradas para formar uma compreensão mais ampla e atribuir significado à operação de divisão. O tema central concentra-se na investigação da aquisição de conceitos e habilidades durante o processo de aprendizagem da divisão, conduzido por meio de oficinas semanais em duas escolas de ensino fundamental, sendo dois grupos de quatro alunos. Embasado na Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud, o estudo busca compreender a formação do campo conceitual do algoritmo da divisão com o uso de materiais concretos e pedagógicos, onde é observada a interação entre os estudantes e o raciocínio perante questionamentos, explorando diferentes estratégias de resolução e promovendo a colaboração entre colegas e professores. A análise detalhada do processo de formação conceitual envolve desde a compreensão inicial do conceito de divisão até a aplicação prática em problemas matemáticos, passando pela construção de estratégias de divisão e pela interpretação dos resultados. Por fim, o estudo realiza a análise dos resultados obtidos, alinhada aos princípios de análise de Bardin (2002).
Resumen : The motivation for this work arose from the difficulties faced by students in the final years of Elementary School when performing division operations, a constant concern in the pedagogical context. The theoretical framework of this study incorporates relevant works from various authors, selected for their thematic relevance, with the ideas from these studies being grouped and related to the research at hand. The research is grounded in Gérard Vergnaud's Approach and his Theory of Conceptual Fields, which investigates the theme of division and explores the two conceptions proposed by Vergnaud: division by partition and division by quotients. These conceptions are integrated to form a broader understanding and to attribute meaning to the division operation. The central theme focuses on the investigation of the acquisition of concepts and skills during the division learning process, conducted through weekly workshops in two elementary schools, with two groups of four students each. Based on Gérard Vergnaud's Theory of Conceptual Fields, the study seeks to understand the formation of the conceptual field of the division algorithm using concrete and pedagogical materials, observing the interaction between students and reasoning in response to questions, exploring different resolution strategies, and promoting collaboration among peers and teachers. The detailed analysis of the conceptual formation process involves understanding the initial concept of division, practical application in mathematical problems, the construction of division strategies, and the interpretation of results. Finally, the study analyzes the obtained results, aligned with the principles of Bardin's analysis (2002).
Palabras clave : Matemática
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
Educação básica
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7594
Fecha de publicación : 1-mar-2024
metadata.dc.level: Mestrado
Aparece en las colecciones: Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BOSA.pdf4,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.