Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7733
Tipo: | Artigo Cientifico |
Título: | As práticas educacionais nas escolas da terra indígena de Serrinha-RS |
Autor(es): | Lopes, Keila |
Primeiro Orientador: | Lepke, Sonize |
Resumo: | Os povos indígenas têm direito a uma educação escolar específica e diferenciada garantida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e pela Constituição Federal brasileira de 1988. A educação indígena deve dialogar com o contexto da região em que as escolas e comunidades estão constituídas, valorizando a língua materna e os processos próprios de aprendizagem do povo. Neste sentido, estabelecemos como objetivo analisar o desenvolvimento de práticas educacionais no contexto escolar de uma das escolas indígenas da Terra Indígena de Serrinha-RS. A metodologia utilizada para esta pesquisa é de caráter qualitativa exploratória e documental. A fonte de informação desta pesquisa é o Projeto Político Pedagógico (PPP). Os resultados demonstram que os documentos que orientam a educação brasileira, asseguram a educação escolar indígena específica, diferenciada, intercultural, bilíngue/multilíngue e comunitária. E a comunidade analisada busca reafirmar o direito através das práticas educacionais de valorizar os conhecimentos dos ancestrais, observar a organização da comunidade e dialogar com as orientações da mantenedora. |
Palavras-chave: | Educação indígena Educação diferenciada políticas públicas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7733 |
Data do documento: | Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LOPES.pdf | 417,41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.