Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7777
Type: Dissertação
Title: Contribuições de um estudo de aula (lesson study) para abordar conceitos de matemática financeira
Author: Lansing, Jardel
First advisor: Richit, Adriana
Resume: Pesquisas realizadas no contexto dos estudos de aula (lesson study) têm aumentado significativamente na última década no Brasil. Compreendemos os estudos de aula como uma abordagem de desenvolvimento profissional que favorece a formação de professores e possibilita investigar aspectos relacionados à aprendizagem dos estudantes. À luz da teoria da Educação Matemática Crítica de Ole Skovsmose, esta pesquisa buscou analisar e discutir as contribuições de um estudo de aula (lesson study) para abordagem de conceitos de Matemática Financeira pela perspectiva da Educação Matemática Crítica. Desta maneira, no segundo semestre de 2023, após constituirmos um grupo com cinco professores de Matemática, realizamos um estudo de aula sobre Matemática Financeira que foi organizado em nove encontros, sendo oito virtuais e um presencial, relativo à aula de investigação. A investigação, desenvolvida com uma turma de estudantes de um instituto federal na região norte do Rio Grande do Sul, foi estruturada visando responder à seguinte questão de pesquisa: Quais são as contribuições dos estudos de aula (lesson study) para abordar conceitos de Matemática Financeira sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica em uma turma do 1º ano do Ensino Médio? A pesquisa segue uma abordagem qualitativa e está organizada em seis capítulos: 1) Introdução; 2) Estudos de aula; 3) Educação Matemática Crítica; 4) Metodologia; 5) Análise e discussão dos dados; e 6) Considerações finais. A análise e interpretação do material empírico da pesquisa possibilitou apresentar três categorias de análise, nomeadas como: I) Compreensões de conceitos de Matemática Financeira; II) Valorização do trabalho autônomo e valorização das discussões; e III) Aprendizagem crítica. Além disso, as categorias de análise evidenciaram que os estudantes relacionaram os reajustes do salário-mínimo com inflação, deflação e a generalização de expressões matemáticas. A tarefa, realizada no contexto dos estudos de aula, contribuiu para o desenvolvimento da autonomia e das discussões coletivas. Os estudantes também interligaram conceitos de Matemática Financeira com questões políticas e sociais, como o custo de vida e a influência política governamental nos reajustes salariais.
Abstract: Research carried out in the context of lesson study has increased significantly in the last decade in Brazil. We understand lesson studies as a professional development approach that favors teacher training and makes it possible to investigate aspects related to student learning. In light of Ole Skovsmose's Critical Mathematics Education theory, this research sought to analyze and discuss the contributions of a lesson study to address Financial Mathematics concepts with 1st year high school students. Therefore, in the second semester of 2023, after forming a group with five Mathematics teachers, we carried out a class study on Financial Mathematics which was organized into eight meetings, seven of which were virtual and one in person, relating to the research class. The investigation, developed with a group of students from a federal institute in the northern region of Rio Grande do Sul, was structured to answer the following research question: What are the contributions of lesson studies to address Financial Mathematics concepts? from the perspective of Critical Mathematics Education in a 1st year high school class? The research follows a qualitative approach and is organized into six chapters: 1) Introduction; 2) Class studies; 3) Critical Mathematics Education; 4) Methodology; 5) Data analysis and discussion; and 6) Final considerations. The analysis and interpretation of the empirical research material made it possible to present three categories of analysis, named as: I) Understanding of Financial Mathematics concepts; II) Valuing autonomous work and valuing discussions; and III) Critical learning. Furthermore, the analysis categories showed that students related the minimum wage adjustments to inflation, deflation and the generalization of mathematical expressions. The task, carried out in the context of class studies, contributed to the development of autonomy and collective discussions. Students also linked Financial Mathematics concepts with political and social issues, such as the cost of living and government political influence on salary adjustments.
Keywords: Estudos de Aula (Lesson Study)
Formação de professores
Matemática financeira
Ensino médio
Métodos de ensino
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Educação
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7777
Issue Date: 2-Aug-2024
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LANSING.pdf1,53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.