Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7813
Type: Artigo Cientifico
Title: Desafios da gestão na educação escolar indígena. Ēg iskora, ēg kanhrãn ge, to jykrén ge han ge. Jo jēg ki ti jagy fã
Author: Braga, Priscila Kókoy
First advisor: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Resume: Este estudo busca relacionar os desafios da gestão em escolas indígenas com as políticas de educação escolar indigena. É importante dimuniur essa lacuna entre o que prevê a legislação (LDB, CF/88 e a Política Nacional de Educação Escolar Indígena/2009) e a realidade das escolas indígenas. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e documental, levando em consideração a Política de Educação Escolar Indígena vigente e o Projeto Político Pedagógico de uma escola indígena. A Educação Indígena é de grande importância para a valorização das culturas e identidades dos povos originários. Por meio de uma análise interpretativa foi possível perceber os desafios entre a legislação e o vivido pela gestão escolar, possibilitando uma reflexão sobre a efetividade das políticas públicas destinadas à Educação Indígena. O estudo buscou contribuir com um olhar mais próximo à realidade de uma escola indígena de Ensino Fundamental que se quer mais inclusiva, respeitosa e contextualizada, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes indígenas, garantindo seus direitos à uma educação que valorize as tradições ancestrais.
Keywords: Educação Indígena
Gestão Escolar
Inclusão
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7813
Issue Date: Apr-2024
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRAGA.pdf294.1 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.