Please use this identifier to cite or link to this item:
                
    
    https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7813| Type: | Artigo Cientifico | 
| Title: | Desafios da gestão na educação escolar indígena. Ēg iskora, ēg kanhrãn ge, to jykrén ge han ge. Jo jēg ki ti jagy fã | 
| Author: | Braga, Priscila Kókoy | 
| First advisor: | Irgang, Silvania Regina Pellenz | 
| Resume: | Este estudo busca relacionar os desafios da gestão em escolas indígenas com as políticas de educação escolar indigena. É importante dimuniur essa lacuna entre o que prevê a legislação (LDB, CF/88 e a Política Nacional de Educação Escolar Indígena/2009) e a realidade das escolas indígenas. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e documental, levando em consideração a Política de Educação Escolar Indígena vigente e o Projeto Político Pedagógico de uma escola indígena. A Educação Indígena é de grande importância para a valorização das culturas e identidades dos povos originários. Por meio de uma análise interpretativa foi possível perceber os desafios entre a legislação e o vivido pela gestão escolar, possibilitando uma reflexão sobre a efetividade das políticas públicas destinadas à Educação Indígena. O estudo buscou contribuir com um olhar mais próximo à realidade de uma escola indígena de Ensino Fundamental que se quer mais inclusiva, respeitosa e contextualizada, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes indígenas, garantindo seus direitos à uma educação que valorize as tradições ancestrais. | 
| Keywords: | Educação Indígena Gestão Escolar Inclusão  | 
| Language: | por | 
| Country: | Brasil | 
| Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul | 
| Acronym of the institution: | UFFS | 
| College, Institute or Department: | Campus Erechim | 
| Type of Access: | Acesso Embargado | 
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7813 | 
| Issue Date: | Apr-2024 | 
| Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.