Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/785
Tipo: Artigo Cientifico
Título: O atendimento educacional especializado na perspectiva da educação inclusiva e o papel do professor na sala de recursos multifuncional
Autor(es): Werlang, Ivone Tarouco Goulart
Primeiro Orientador: Michels, Lísia Regina Ferreira
Resumo: Este artigo analisou o tipo de atendimento educacional especializado oferecido aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, tendo em vista o seu papel frente a educação inclusiva. Refletimos sobre os conceitos de diversidade, inclusão, atendimento educacional especializado, sala de recursos multifuncionais e seus reflexos na educação. Foi realizado um estudo teórico, com um resgate histórico da educação especial, que ao longo do tempo,foi se modificando até atingir o nível que conhecemos na atualidade. A partir dos dispositivos legais usados pelas três esferas de governo, estão sendo implementadas as políticas educacionais inclusivas, que estão contribuindo com os educandos, que apresentam algum tipo de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades. Um novo paradigma na educação contemporânea tem suscitado debates que contemplam a educação inclusiva, rejeitando a exclusão, alicerçando-se em novas bases que buscam promover uma educação de qualidade para todos os educandos. A luta contra uma escola que produz um modelo social, e no individualismo é um ponto comum no cenário em que ocorre o debate sobre a inclusão escolar e sala de recursos. A implementação das salas de recursos multifuncionais tem se configurado em um importante desafio no cenário nacional, com vistas a contribuir com o acesso e a permanência dos educandos na escola.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/785
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WERLANG.pdf346,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.