Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/796
Type: Monografia
Title: Uma análise crítica do ensino de Silogistica Aristotélica em um livro didático
Author: Cezar, Maithê Jeanine Dutra
First advisor: Brzozowski, Jerzy André
Resume: O presente trabalho tem por objetivo analisar possibilidades para o ensino de Silogística Aristotélica a partir de um livro didático, inicialmente investigando o que é a Lógica e apresentando a Lógica como o estudo da validade de argumentos. Buscamos vislumbrar e comparar como é empregado o conteúdo de Silogística Aristotélica no livro de Irving Copi, Introdução à Lógica (1978), e como ele é abordado no livro didático Filosofando – Introdução à Filosofia, de Aranha e Martins (2009). Evidenciamos a importância do ensino de Lógica no Ensino Médio para a formação dos estudantes do nível médio de acordo com o que consta nos PCNEM e os PNLD 2012 e PNLD 2015. Sendo assim, ao fim deste trabalho, pretendemos responder a seguinte questão: O livro de Aranha e Martins dá condições para o ensino-aprendizagem do conteúdo da Silogística Aristotélica no Ensino Médio? Para tanto mostraremos que a resposta para tal questão é negativa. Sob a justificativa de que a lógica é o estudo da validade dos argumentos e assim o ensino da lógica também deve se pautar aos testes de validade de argumentos, mas nisso é que a abordagem de Aranha e Martins (2009) não está adequada.
Keywords: Silogística Aristotélica
Ensino da lógica
Ensino da filosofia
Language: por
Country: Brasil
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/796
Issue Date: 13-Jul-2017
Appears in Collections:TCC Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CEZAR.PDF800,76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.