Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7999
Tipo: | Monografia |
Título: | “Ter pele escura é ser Ismália” A educação antirracista como ferramenta de empoderamento infantil: práticas de uma educação para as relações étnico-raciais |
Autor(es): | Santos, Tainá Silva |
Primeiro Orientador: | Ribeiro Júnior, Halferd Carlos |
Primeiro membro da banca: | Mattos, Renan Santos |
Segundo membro da banca: | Gritti, Isabel Rosa |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo central analisar a Educação antirracista a partir de um conjunto de práticas desenvolvidas com crianças de 3 a 6 anos em um contexto de ensino não formal, localizado em um bairro periférico de Erechim/RS. Tem o alicerce na abordagem narrativas de trajetórias, visto que é um diálogo de resistência e ancestralidade, em que me aproprio do passado a fim da construção do futuro. O estudo busca identificar como práticas voltadas para as relações étnico-raciais podem contribuir significativamente para a valorização da identidade e o empoderamento de crianças negras em contextos educacionais. Observou-se que as crianças negras começaram a se identificar como parte do povo negro, o que representa um elemento importante no trabalho. Ao utilizar a Educação antirracista, promove-se a construção de laços de pertencimento dos negros com sua história. |
Abstract/Resumen: | The main objective of this paper is to analyze anti-racist education through a set of practices developed with children aged 3 to 6 in a non-formal educational context located in a peripheral neighborhood of Erechim/RS. It is based on the narrative trajectories approach, as it is a dialogue of resistance and ancestry, where I draw on the past to build the future. The study aims to identify how practices focused on ethnic-racial relations can significantly contribute to the appreciation of identity and empowerment of black children in educational contexts. It was observed that black children began to identify themselves as part of the black community, which represents an important element of the work. By utilizing anti-racist education, the construction of a sense of belonging between black people and their history is promoted. |
Palavras-chave: | racismo educação antirracista educação para as relações étnico-raciais. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7999 |
Data do documento: | Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS.pdf | 8,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.