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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8014
Tipo: | Monografia |
Título: | Hortas escolares e possibilidades de trabalho pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | Silva, Kethyn Dhellyner da |
Primeiro Orientador: | Simões, Willian |
Resumo: | Podemos afirmar que “horta escolar” já pode ser considerada um tema de natureza existente no Brasil, pois observamos a existência de uma vasta variedade de trabalhos publicados. Mas, por outro lado, o que nos provocou à investigação foi compreender em que medida a presente horta pode ser compreendida como um laboratório vivo de aprendizagem e pode contribuir no trabalho pedagógico docente nos Anos Iniciais da educação básica. Metodologicamente, a presente proposta de pesquisa engloba revisão bibliográfica, trabalho de campo com entrevistas. Trata-se de um estudo de caso cujo recorte socioespacial foi a Escola Básica Municipal do Campo em Tempo Integral Bela Vista, situada na zona rural do município de Nova Itaberaba, no oeste catarinense. A pesquisa nos permitiu observar que, a produção de hortas escolares se constitui enquanto espaço pedagógico, para além da experiência prática e de convívio comum para o plantio, mas, sobretudo, pode ser compreendida como sendo um laboratório com potencial de integração entre diferentes áreas do conhecimento em uma perspectiva interdisciplinar, assim como de trabalho coletivo com aprendizagens significativas a partir da interação escola- comunidade. |
Abstract/Resumen: | Podemos afirmar que “horta escolar” já pode ser considerada um tema de natureza existente no Brasil, pois observamos a existência de uma vasta variedade de trabalhos publicados. Mas, por outro lado, o que nos provocou à investigação foi compreender em que medida a presente horta pode ser compreendida como um laboratório vivo de aprendizagem e pode contribuir no trabalho pedagógico docente nos Anos Iniciais da educação básica. Metodologicamente, a presente proposta de pesquisa engloba revisão bibliográfica, trabalho de campo com entrevistas. Trata-se de um estudo de caso cujo recorte socioespacial foi a Escola Básica Municipal do Campo em Tempo Integral Bela Vista, situada na zona rural do município de Nova Itaberaba, no oeste catarinense. A pesquisa nos permitiu observar que, a produção de hortas escolares se constitui enquanto espaço pedagógico, para além da experiência prática e de convívio comum para o plantio, mas, sobretudo, pode ser compreendida como sendo um laboratório com potencial de integração entre diferentes áreas do conhecimento em uma perspectiva interdisciplinar, assim como de trabalho coletivo com aprendizagens significativas a partir da interação escola- comunidade. |
Palavras-chave: | Hortas Escolas Interdisciplinaridade Educação integral Escola rural |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8014 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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