Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8108
Tipo: Monografia
Título: Os limites da laicização e da secularização nos ideais de formação de professores em Santa Catarina nas primeiras décadas republicanas
Autor(es): Cella, Ediana
Primeiro Orientador: Rodrigues, Marilda Merência
Resumo: O presente trabalho resulta de inquietações pessoais, que foram adensadas no decorrer do curso de licenciatura em Pedagogia, especialmente no componente curricular História da Educação Brasileira. Essas inquietações relacionam-se aos limites de independência e autonomia entre os poderes estatais e religiosos e a sua relação no campo educacional. Assim, buscamos compreender como as questões sobre a laicização e a secularização do estado e da educação se concretizam em alguns momentos da educação catarinense. Por meio de abordagem qualitativa, ancora-se numa revisão de literatura e incursões analíticas em fontes primárias. Discute os alcances e limites da secularização em Santa Catarina, tomando como referência as duas primeiras reformas educacionais republicanas realizadas no Estado, as reformas Orestes Guimarães e Reforma Trindade
Palavras-chave: História da educação
Secularização
Formação de professores
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8108
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CELLA.pdf494,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.