Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8111
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Brocco, Ana Karina-
dc.contributor.advisor-co1Santos, Cláudia Aparecida dos-
dc.creatorAlmeida, Bianca Leite Dias de-
dc.date2023-11-20-
dc.date.accessioned2024-11-21T11:52:01Z-
dc.date.available2024-
dc.date.available2024-11-21T11:52:01Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8111-
dc.description.resumoMediante a chegada de povos de diversas nacionalidades na cidade de Chapecó/SC e região, o meio educacional também foi modificado, e desse modo, novos desafios foram encontrados, dentre eles, a inclusão intencional das crianças imigrantes. Com base nesse contexto, esse estudo, de base bibliográfica e cunho teórico conceitual, tem como objetivo promover uma reflexão sobre a inclusão dessas crianças, tomando o próprio conceito de inclusão a partir de uma perspectiva ampliada, as disposições legais que estabelecem a educação como um direito universal, como a Base Nacional Comum Curricular (2018), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), bem como a Declaração de Salamanca (1994) e as Leis de Migração Nacional (2017) e Estadual (2020), em diálogo com o conceito de interculturalidade crítica. Compreender a importância desses aparatos legais, que garantem por lei a inclusão de crianças imigrantes na educação brasileira, em diálogo com conceitos como o de inclusão e de interculturalidade crítica, permite o estabelecimento de um novo olhar e a formação de novas atitudes. Dessa forma, entende-se que tornar a educação um processo intercultural é uma medida para construir uma educação inclusiva, uma alternativa para promover um ambiente que valorize a/o outra/o, em que as diferenças encontradas no contexto educacional sejam reconhecidas como “vantagem pedagógica” (CANDAU, 2016, p. 805), para a desconstrução de preconceitos e estereótipos, e para a promoção da equidade na inclusão de crianças imigrantes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2024-11-11T23:08:01Z No. of bitstreams: 1 ALMEIDA.pdf: 382821 bytes, checksum: 0ad83cb273dc08aa9f0166d9fb1b6955 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-11-21T11:52:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ALMEIDA.pdf: 382821 bytes, checksum: 0ad83cb273dc08aa9f0166d9fb1b6955 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-21T11:52:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALMEIDA.pdf: 382821 bytes, checksum: 0ad83cb273dc08aa9f0166d9fb1b6955 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectImigraçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.titleO reconhecimento da/o outra/o: desafios e perspectivas na inclusão de crianças imigrantespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ALMEIDA.pdf373,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.