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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8111
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Brocco, Ana Karina | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Santos, Cláudia Aparecida dos | - |
dc.creator | Almeida, Bianca Leite Dias de | - |
dc.date | 2023-11-20 | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-21T11:52:01Z | - |
dc.date.available | 2024 | - |
dc.date.available | 2024-11-21T11:52:01Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8111 | - |
dc.description.resumo | Mediante a chegada de povos de diversas nacionalidades na cidade de Chapecó/SC e região, o meio educacional também foi modificado, e desse modo, novos desafios foram encontrados, dentre eles, a inclusão intencional das crianças imigrantes. Com base nesse contexto, esse estudo, de base bibliográfica e cunho teórico conceitual, tem como objetivo promover uma reflexão sobre a inclusão dessas crianças, tomando o próprio conceito de inclusão a partir de uma perspectiva ampliada, as disposições legais que estabelecem a educação como um direito universal, como a Base Nacional Comum Curricular (2018), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), bem como a Declaração de Salamanca (1994) e as Leis de Migração Nacional (2017) e Estadual (2020), em diálogo com o conceito de interculturalidade crítica. Compreender a importância desses aparatos legais, que garantem por lei a inclusão de crianças imigrantes na educação brasileira, em diálogo com conceitos como o de inclusão e de interculturalidade crítica, permite o estabelecimento de um novo olhar e a formação de novas atitudes. Dessa forma, entende-se que tornar a educação um processo intercultural é uma medida para construir uma educação inclusiva, uma alternativa para promover um ambiente que valorize a/o outra/o, em que as diferenças encontradas no contexto educacional sejam reconhecidas como “vantagem pedagógica” (CANDAU, 2016, p. 805), para a desconstrução de preconceitos e estereótipos, e para a promoção da equidade na inclusão de crianças imigrantes. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2024-11-11T23:08:01Z No. of bitstreams: 1 ALMEIDA.pdf: 382821 bytes, checksum: 0ad83cb273dc08aa9f0166d9fb1b6955 (MD5) | en |
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dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-11-21T11:52:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALMEIDA.pdf: 382821 bytes, checksum: 0ad83cb273dc08aa9f0166d9fb1b6955 (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Imigração | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
dc.title | O reconhecimento da/o outra/o: desafios e perspectivas na inclusão de crianças imigrantes | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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