Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8111
Tipo: | Monografia |
Título: | O reconhecimento da/o outra/o: desafios e perspectivas na inclusão de crianças imigrantes |
Autor(es): | Almeida, Bianca Leite Dias de |
Primeiro Orientador: | Brocco, Ana Karina |
Primeiro coorientador: | Santos, Cláudia Aparecida dos |
Resumo: | Mediante a chegada de povos de diversas nacionalidades na cidade de Chapecó/SC e região, o meio educacional também foi modificado, e desse modo, novos desafios foram encontrados, dentre eles, a inclusão intencional das crianças imigrantes. Com base nesse contexto, esse estudo, de base bibliográfica e cunho teórico conceitual, tem como objetivo promover uma reflexão sobre a inclusão dessas crianças, tomando o próprio conceito de inclusão a partir de uma perspectiva ampliada, as disposições legais que estabelecem a educação como um direito universal, como a Base Nacional Comum Curricular (2018), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), bem como a Declaração de Salamanca (1994) e as Leis de Migração Nacional (2017) e Estadual (2020), em diálogo com o conceito de interculturalidade crítica. Compreender a importância desses aparatos legais, que garantem por lei a inclusão de crianças imigrantes na educação brasileira, em diálogo com conceitos como o de inclusão e de interculturalidade crítica, permite o estabelecimento de um novo olhar e a formação de novas atitudes. Dessa forma, entende-se que tornar a educação um processo intercultural é uma medida para construir uma educação inclusiva, uma alternativa para promover um ambiente que valorize a/o outra/o, em que as diferenças encontradas no contexto educacional sejam reconhecidas como “vantagem pedagógica” (CANDAU, 2016, p. 805), para a desconstrução de preconceitos e estereótipos, e para a promoção da equidade na inclusão de crianças imigrantes. |
Palavras-chave: | Inclusão social Imigração Educação Interculturalidade |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8111 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALMEIDA.pdf | 373,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.