Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8111
Type: Monografia
Título : O reconhecimento da/o outra/o: desafios e perspectivas na inclusão de crianças imigrantes
Author: Almeida, Bianca Leite Dias de
First advisor: Brocco, Ana Karina
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Santos, Cláudia Aparecida dos
Resume: Mediante a chegada de povos de diversas nacionalidades na cidade de Chapecó/SC e região, o meio educacional também foi modificado, e desse modo, novos desafios foram encontrados, dentre eles, a inclusão intencional das crianças imigrantes. Com base nesse contexto, esse estudo, de base bibliográfica e cunho teórico conceitual, tem como objetivo promover uma reflexão sobre a inclusão dessas crianças, tomando o próprio conceito de inclusão a partir de uma perspectiva ampliada, as disposições legais que estabelecem a educação como um direito universal, como a Base Nacional Comum Curricular (2018), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), bem como a Declaração de Salamanca (1994) e as Leis de Migração Nacional (2017) e Estadual (2020), em diálogo com o conceito de interculturalidade crítica. Compreender a importância desses aparatos legais, que garantem por lei a inclusão de crianças imigrantes na educação brasileira, em diálogo com conceitos como o de inclusão e de interculturalidade crítica, permite o estabelecimento de um novo olhar e a formação de novas atitudes. Dessa forma, entende-se que tornar a educação um processo intercultural é uma medida para construir uma educação inclusiva, uma alternativa para promover um ambiente que valorize a/o outra/o, em que as diferenças encontradas no contexto educacional sejam reconhecidas como “vantagem pedagógica” (CANDAU, 2016, p. 805), para a desconstrução de preconceitos e estereótipos, e para a promoção da equidade na inclusão de crianças imigrantes.
Palabras clave : Inclusão social
Imigração
Educação
Interculturalidade
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8111
Fecha de publicación : 2023
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ALMEIDA.pdf373,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.