Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8394
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Eckstein, Manuela Pires Weissbock | - |
dc.creator | Knoner, Laura Pottim | - |
dc.date | 2024-11-27 | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-20T16:54:30Z | - |
dc.date.available | 2025 | - |
dc.date.available | 2025-03-20T16:54:30Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8394 | - |
dc.description.resumo | Este estudo buscou investigar como as narrativas pictóricas e visuais contribuem para a formação de um repertório emocional relacionado ao desenvolvimento intrapessoal (autoconhecimento) do sujeito. Portanto, realizou-se uma análise da obra literária “A cidade dos carregadores de pedras", de Sandra Branco. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e exploratória, fundamentando-se nos estudos de Minayo (2001) e Gil (2007). Partindo de uma análise exploratória da obra literária, o estudo propôs intervenções pedagógicas que favoreçam uma formação sócio emocional por meio da mediação da catarse literária. Sob a perspectiva histórico-cultural, compreendemos que o aspecto volitivo (emocional), constitui-se como elemento central na formação da subjetividade individual. Nesse contexto, a experiência literária opera como um instrumento de mediação simbólica no processo catártico, servindo como ferramenta intrapsíquica que permite a ressignificação das experiências pessoais, ampliando os sentidos e significados sobre a narrativa interna. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2025-03-07T16:34:08Z No. of bitstreams: 1 KNONER.pdf: 2171372 bytes, checksum: 960e06068c9b0123749b4e93d0a88762 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-03-20T16:54:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KNONER.pdf: 2171372 bytes, checksum: 960e06068c9b0123749b4e93d0a88762 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-20T16:54:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KNONER.pdf: 2171372 bytes, checksum: 960e06068c9b0123749b4e93d0a88762 (MD5) Previous issue date: 2024 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantojuvenil | pt_BR |
dc.subject | Inteligência emocional | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento emocional | pt_BR |
dc.subject | Catarse | pt_BR |
dc.title | A literatura mediada pelo código artístico: trabalho com o repertório emocional a partir do processo catártico | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KNONER.pdf | 2,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.