Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8394
Type: Artigo Cientifico
Title: A literatura mediada pelo código artístico: trabalho com o repertório emocional a partir do processo catártico
Author: Knoner, Laura Pottim
First advisor: Eckstein, Manuela Pires Weissbock
Resume: Este estudo buscou investigar como as narrativas pictóricas e visuais contribuem para a formação de um repertório emocional relacionado ao desenvolvimento intrapessoal (autoconhecimento) do sujeito. Portanto, realizou-se uma análise da obra literária “A cidade dos carregadores de pedras", de Sandra Branco. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e exploratória, fundamentando-se nos estudos de Minayo (2001) e Gil (2007). Partindo de uma análise exploratória da obra literária, o estudo propôs intervenções pedagógicas que favoreçam uma formação sócio emocional por meio da mediação da catarse literária. Sob a perspectiva histórico-cultural, compreendemos que o aspecto volitivo (emocional), constitui-se como elemento central na formação da subjetividade individual. Nesse contexto, a experiência literária opera como um instrumento de mediação simbólica no processo catártico, servindo como ferramenta intrapsíquica que permite a ressignificação das experiências pessoais, ampliando os sentidos e significados sobre a narrativa interna.
Keywords: Literatura infantojuvenil
Inteligência emocional
Desenvolvimento emocional
Catarse
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8394
Issue Date: 2024
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KNONER.pdf2,12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.